Carreiras

Afinal, influencer digital é ou não uma profissão?

Devido à facilidade das redes sociais, qualquer pessoa comunicativa e criativa pode se tornar um profissional na área

| Da Redação

O influenciador digital é uma profissão e entra na categoria de trabalhador autônomo, que recebe por contrato fechado
O influenciador digital é uma profissão e entra na categoria de trabalhador autônomo, que recebe por contrato fechado
 

Influencer digital é ou não é uma profissão? Sim, é uma profissão nova no meio digital, mas trata-se de um marketing de influência que existe já faz muito tempo. Antes era realizado por celebridades famosas como, por exemplo, apresentadores de televisão, jogadores de futebol, atrizes de novela e muitos outros que por sua fama eram contratados para fazer a propaganda de várias marcas de produtos ou serviços. A diferença é que hoje, devido à facilidade das redes sociais, qualquer pessoa que seja comunicativa, criativa e com habilidade de influenciar pode se tornar um influenciador e ser contratado para trabalhos de publicidade nas mídias. 


Pessoas de várias idades que fazem uso das redes sociais consomem conteúdos que agregam aprendizado, conhecimento e entretenimento gerado por influenciadores, não é verdade?  


São influenciadores que são vistos por dezenas ou milhares de pessoas e com isso se destacam e despertam o interesse de empresas para parcerias pagas.  


Muitas vezes é de dar inveja, não é mesmo? Vemos influenciadores ganhando muitos produtos, viagens, estadias em hotéis e também comissões pelas vendas, porém, é importante ressaltar que é um trabalho que exige muita dedicação, esforço e qualificação como qualquer outro emprego.  


Então, só para reforçar que sim, influenciador digital é uma profissão e entra na categoria de trabalhadores autônomos, ou seja, sem vínculo empregatício e recebe por contrato fechado.  


Se você tem interesse sem seguir profissionalmente nessa área, saiba que assim como qualquer outra profissão é preciso estudar, realizar cursos para se desenvolver e ser um profissional diferenciado, pois, há um volume grande de informações na internet e muitos influenciadores, ou seja, é uma área bastante concorrida, que tem espaço para todo mundo, mas é preciso saber se destacar.  


Cursos de Marketing, Publicidade e Propaganda, são boas opções de formação para quem tem interesse em ser um influenciador profissional, pois irá aprender sobre estratégias de marketing, entender o público alvo, aprender sobre vendas e comunicação, por exemplo, que são temas super necessário para que você seja um profissional qualificado nessa área.  


Se você é comunicativo, criativo, percebe que tem facilidade para influenciar as pessoas e gosta dessa área de publicidade, essa pode ser uma profissão que combina com o seu perfil, mas é sempre bom ter certeza para não fazer uma escolha errada. Na Qcarreira você poderá conhecer melhor sobre essa área profissional e descobrir se o seu perfil tem tudo a ver com essa profissão e ainda você será orientado sobre como começar e construir a sua carreira como influenciador digital.