Carreiras

Conselhos para aproveitar a fase universitária com sucesso

A faculdade é um espaço para fazer amigos e participar de festas, mas é preciso equilibrar a diversão com os estudos

| Da Redação

Tenha vontade e interesse em aprender, isso é fundamental para um bom desempenho acadêmico
 

A vida universitária é bastante almejada ou temida por muitos jovens. Alguns se motivam com essa nova fase por pensar nas pessoas que irá conhecer, nas festas que irá participar, mas também pelo aprendizado e por poder realizar o sonho de se formar na profissão que tanto sonhou. Enquanto isso, outras pessoas temem por imaginar os desafios e a mudança de vida que terão. 


É uma etapa muito importante, pois trata-se de um período de desenvolvimento pessoal e formação profissional.  


Dependendo do curso, tem duração de 4 anos, 5 ou 6 anos no caso da medicina. É um lugar com oportunidades para fazer muitas amizades, conhecer gente nova e participar de muitas festas, mas cuidado, momentos de diversão é bem importante para aliviar o stress, mas não deixe prejudicar os seus estudos, divirta-se com moderação.  


Se você está entrando nessa fase, fique ligado nos conselhos de quem já foi universitário um dia.
 

Tenha vontade e interesse em aprender, isso é fundamental para um bom desempenho acadêmico;  

Aproveite os trabalhos em grupo para desenvolver algumas competências (comunicação, trabalho em equipe, liderança), pois são competências que o mercado de trabalho busca nos profissionais.  

Seja próximo dos professores, são profissionais experientes e podem contribuir muito além das aulas e também ser ótimos contatos de indicação para oportunidades de estágio ou projetos.  

Esteja aberto para fazer amizades e conhecer pessoas que irão contribuir para o seu futuro profissional.  

Tenha momentos de descanso, as demandas de estudos podem ser puxadas, principalmente nos anos finais.  

Seja dedicado e crie uma rotina de estudos que funcione para você se dar bem.  

Aproveite as oportunidades extracurriculares que a faculdade oferece, depende muito da universidade, mas participe de projetos de intercâmbio e pesquisa científica, isso enriquece o seu currículo profissional.  

Dependendo da carga horária do curso, faça estágio, é uma forma de entrar no mercado de trabalho, se desenvolver profissionalmente e abrir portas quando estiver formado.  


Espero que tenham gostado! Conselho que agrega é bom e todo mundo gosta, não é mesmo? Então, faça bom aproveito!  


Antes de tudo isso, tenha certeza se o curso tem a ver com seus talentos e habilidades (link). Viva essa fase contribuindo com o seu melhor e aproveite cada oportunidade.