Carreiras

Saiba quais são os prejuízos de escolher o curso errado

Geralmente, o erro acontece porque o jovem não conhece os seus pontos fortes, talentos e habilidades

| Da Redação

Geralmente, as desistências acontecem logo no primeiro e segundo ano de faculdade
Geralmente, as desistências acontecem logo no primeiro e segundo ano de faculdade
 

 

Fazer o curso errado significa realizar uma escolha que não tem a ver com os seus talentos e habilidades, normalmente o estudante só percebe quando começa a se sentir infeliz. 


Geralmente o erro acontece na hora da decisão profissional, por não saber quais são os seus talentos e habilidades e não conhecer as profissões e mercado de trabalho  


E talvez você esteja se perguntando, mas quais são as consequências disso? Muitas! Pode gerar insatisfação, infelicidade, frustração, medo, ansiedade, preocupação com o que a família ou as pessoas vão achar, perda de tempo e dinheiro.  


Vocês sabiam que tem pessoas que fazem a escolha errada mais de uma vez? Sim, é possível se não buscar uma ajuda para encaixar a profissão com os talentos e assim evitar passar de curso em curso para se encontrar.  


Dados indicam que 42,9% dos estudantes de universidades públicas e particulares desistem do curso. Muitas vezes acontece de ter 40 alunos em uma turma de graduação e no final restam apenas 20 alunos que seguem para a formação.  


Geralmente as desistências acontecem logo no primeiro e segundo ano de faculdade, mas você sabia que muitas pessoas chegam a concluir e nunca exercer a profissão? Isso é bem triste!  


Os sinais de uma escolha errada aparecem quando falta motivação para ir a aula, perde a vontade de estudar, sente dificuldade com as matérias e não consegue ter um bom desempenho nas notas. Algumas pessoas mesmo assim seguem adiante por acreditar que pode melhorar e demoram a aceitar a verdade.  


Infelizmente essa é uma realidade, mas você tem a chance de não passar por isso. Mesmo que talvez esteja indeciso, isso é normal, pois são muitas opções de curso. O importante é não seguir na indecisão e prestar vestibular aleatoriamente.  

 
Busque orientação vocacional e profissional e tome uma decisão consciente.  


Quer acertar na sua escolha? Vem para a Qcarreira e entre para a faculdade na certeza do curso que tem tudo a ver com você.