Carreiras

8 dicas para superar o medo de não ter sucesso na profissão

Ser bem sucedido depende de muitos fatores, mas principalmente de você: das escolhas que fará, da dedicação, qualificação e desenvolvimento

| Da Redação

Uma dica para se dar bem na profissão é: desenvolva as competências que você não possui e são requisitadas
 

 O medo de não ter sucesso na profissão é muito comum para os novos profissionais. Normalmente surge na fase da escolha profissional, durante a faculdade ou logo após a conclusão da graduação. 


Esse medo é alimentado por: dúvidas, indecisões, inseguranças, pouca informação, falta de autoconhecimento, não conhecer a profissão e o mercado de trabalho.  


O conceito de sucesso é relativo, para algumas pessoas é ganhar financeiramente muito bem, para outros é trabalhar em uma ótima empresa e ser reconhecido, ter tempo para família ou ser líder, por exemplo. A definição universal de sucesso profissional é felicidade, satisfação e conquistas.  


Ser bem sucedido depende de muitos fatores, mas principalmente de você, das escolhas que fará no início e ao longo da carreira, da dedicação, qualificação e desenvolvimento.  


Quer saber como alcançar o sucesso profissional e superar o medo? Veja algumas dicas que preparamos para você:  


1.Saiba quais são os seus talentos, habilidades, pontos fortes e fraco;  


2.Descubra qual é a profissão que combina com o seu perfil e faça escolha certa(link);  


3.Explore o mercado de trabalho: remuneração, oportunidades, o que as empresas buscam no profissional, quais são as competências técnicas e comportamentais requisitadas;  


4.Desenvolva as competências que você não possui e são requisitadas, por exemplo: comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e outras;  


5.Nunca pare de estudar e atualize-se constantemente;  


6.Saiba onde quer chegar e estabeleça metas;  


7.Conte com ajuda de profissionais para te orientar sobre a sua carreira

 

8. Aproveite as oportunidades de estágio, intercâmbio e projetos acadêmicos que as universidades oferecem;   

Se você seguir esses passos o medo desaparecerá, pois estará bem informado(a) e consciente sobre cada escolha, atitude e realidade do mercado de trabalho, com isso se sentirá mais seguro e preparado para conquistar o sucesso.

 
Se isso tudo te assusta e você não sabe como colocar em prática essas dicas, comece pela certeza da escolha profissional é não fique sozinho nessa, a Qcarreira poderá te ajudar.