Carreiras

Qual vestibular prestar? 5 dicas para acertar na escolha

Psicóloga explica que é mais importante escolher um curso que você goste do que uma faculdade famosa

| Da Redação

  

 

A temporada de inscrições para os vestibulares já começou. E aí vem aquela dúvida: é melhor fazer inscrição em muitos ou em poucos vestibulares? Como priorizar e organizar esse processo?  


Para ajudar você, a psicóloga Ester Pinha, da QCarreira Campinas, parceira do Virando Bixo, preparou um material  especial. Leia atentamente. Com certeza vai ajudá-lo a colocar as ideias nos lugares e a tomar as melhores decisões.

 

Vale a pena se inscrever em muitos vestibulares?  

O ideal é ter opções para que você não se sinta muito ansioso colocando todas as fichas em um vestibular só. Pode acontecer de coincidir as datas dos vestibulares, então, priorize e escolha até três opções.  


Como escolher, o que priorizar?  

Pesquise as faculdades, veja a grade do curso que você quer e analise qual está mais alinhada com seu objetivo. 

Acreditamos que fazer estágio durante a faculdade é fantástico. Além de proporcionar uma visão pratica do conhecimento adquirido na faculdade, você terá a chance de ganhar experiência em diversas áreas e ter network! Então, vale a pena priorizar as faculdades que estão situadas em lugares onde o mercado é aquecido e onde você terá a oportunidade de estágios e quem sabe um emprego.  


Vale à pena se inscreve no vestibular para um curso que o estudante não tem certeza de que quer cursar?  

Depende, se a ideia for ganhar experiência em vestibulares e "treinar" para se sentir mais confortável quando for prestar o vestibular da faculdade e do curso que deseja vale muito a pena.  

Mas prestar vestibular sem ter certeza do curso que você quer, pode te deixar mais confuso, porque se você for aprovado, um lado seu pode querer que você inicie a faculdade por já ter superado uma etapa difícil e outro lado ficará inseguro e ansioso, pois como já sabemos, iniciar uma faculdade, mesmo se for em uma instituição reconhecida não é o suficiente, é mais importante fazer o curso que combina com você, do que o renome da faculdade que você se formou.  


Mesmo que o aluno tenha como meta uma universidade pública, vale a pena se inscrever nas instituições privadas? 

Pode valer a pena por dois motivos:  

1-Adquirir experiência no vestibular. 

2-Muitas faculdades particulares concedem bolsas para os melhores colocados nos vestibulares.  


Existe algum app que possa ajudar os estudantes a organizar datas e inscrições e cronograma de estudos? 

No site Virando Bixo é possível ficar por dentro das datas de inscrições, provas e etc.  

  

Como organizar os estudos, em meio a tanta turbulência gerada pela pandemia? 

A pandemia pegou todo mundo de surpresa, ninguém estava preparado para lidar com essa situação. Do dia para a noite fomos obrigados a conviver com notícias diárias de mortes e tristeza, a preocupação com um simples espirro ou uma tosse têm deixado todo mundo ansioso.  

Mas calma, tudo vai ficar bem! Vamos precisar nos readaptar com novos modelos de ensino, de trabalho e de vida. Por isso, não vale a pena paralisar e simplesmente esperar o ano acabar.  

Já que estamos em casa, vamos usar esse momento da melhor maneira possível.  


Qual forma será essa? Veja aqui três dicas para fazer bom uso do seu 2020!

1-Foco no objetivo: Pense no que você gosta de fazer, na vida que quer ter e pesquise as profissões que são conectadas com tudo isso. Seja criativo! Na QCarreira, nós analisamos todos os seus interesses e talentos e estudamos as formações e possibilidades de explorar e potencializar todos eles. Muitas vezes não é necessário abrir mão de nada, você pode e deve unir seus interesses em uma carreira só, de modo que você será um profissional único!  


2-Planejamento e organização: Pesquise quais são as faculdades que dispõe do curso desejado, pesquise quais delas é a melhor pra você, veja quais são as matérias que compõem o edital e foque seus estudos nisso. Crie um cronograma de estudo e se organize para estudar com qualidade e sem pressa!  


3-Equilíbrio e calma: É super importante dominar as matérias, mas lembre-se que sem equilíbrio e calma você pode ter um baixo rendimento no vestibular por causa do seu emocional. Se alimente bem, e faça uma atividade física pelo menos 3 x por semana, assim, você terá uma válvula de escape para o stress e para a ansiedade.  

Foco+Planejamento+Equilibrio vão levar você longe!