Carreiras

4 dicas para acertar na escolha do melhor curso para você

A chave do sucesso e da felicidade está em atuar numa profissão alinhada com seus gostos e pontos fortes, orienta psicóloga

| Da Redação

 

  

Atenção você que está em dúvida sobre qual curso escolher: o Virando Bixo fez uma parceria de conteúdo com o QCarreira e a cada 15 dias, sempre às quintas-feiras, vamos publicar uma matéria especial sobre carreiras e profissões, com dicas e orientações.  

Na primeira matéria da série, a psicóloga Ester Pinha, do QCarreira Campinas, dá orientações para quem está começando a pensar sobre o rumo de vida que quer tomar.  


Qual o primeiro passo para o estudante escolher o curso superior? O que considerar os gostos e hobbies ou as matérias que mais gosta?
Não é nada fácil escolher o curso de graduação! Tanto é que, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mais da metade dos universitários desistem do curso antes de ser formar.  


Por isso, além de considerar as matérias que mais gosta na escola, é importante analisar vários outros fatores, entre eles: quais são seus pontos fortes, talentos, interesses e paixões.  


É o momento também de pensar sobre o tipo de vida que você gostaria de ter, quais são seus sonhos? O que você gostaria de realizar? Com qual assunto, produto ou área você gostaria de passar a vida se dedicando, estudando e se desenvolvendo.  

 

Outro ponto essencial, é explorar e conhecer todas as opções de profissões, as tradicionais (analisando as possibilidades de adequações, suas novas aplicações acompanhando os impactos da tecnologia e novos hábitos e comportamento das pessoas) e as novas - que possuem grande potencial de crescimento e tendem a proporcionar muitas oportunidades de emprego.
 

A escolha do curso é definitiva ou seja, significa trabalhar para sempre na mesma área?
O ideal é que a escolha do curso esteja alinhada com a vida que se deseja ter, mas claro que muita gente acaba se formando em uma área e atuando em outra, ou fazendo outras faculdades. Isso acontece com frequência e, como consequência, a pessoa acaba demorando mais para encontrar a realização e a felicidade profissional.  


Somos extremamente a favor que a pessoa ao notar que não está feliz profissionalmente procure rever sua trajetória e busque a felicidade.  


A recomendação geral é que pense muito bem e analise as opções com cautela para que a primeira escolha seja a correta e proporcione as oportunidades que trarão felicidade.
 

E se os pais tiverem a expectativa de que ele vá para uma área determinada?
É muito comum os pais criem expectativas para que os filhos sigam a profissão da família, ou uma profissão que "dá mais dinheiro", que "está em alta". Usar exclusivamente esses critérios na hora da escolha profissional é arriscado, pois com o mercado extremamente concorrido como o que temos hoje é importante que a pessoa se identifique e goste muito da atividade que exerce.  


Se não existir essa identificação, será mais difícil ter o comprometimento, a dedicação, a vontade de se desenvolver, buscar excelência, se destacar e alcançar o sucesso.  


Tentar se encaixar em uma profissão que não combina com você costuma resultar em desistência do curso, frustração, investimentos de dinheiro e de tempo em cursos inadequados para o perfil.
 

Como a pandemia afeta esse processo? Muitos estudantes ficaram soltos nos estudos, no rumo de vida. Como se reorganizar nesse cenário tão delicado?
Nesse momento em que enfrentamos a pandemia, precisamos redobrar a motivação e o foco, uma vez que o medo, a ansiedade e as preocupações estão fazendo parte do nosso dia a dia.  


Precisamos saber que tudo isso vai passar e precisamos manter o foco e a disposição para construirmos a vida que queremos ter.  


Saber qual profissão seguir, criar metas e objetivos contribuem muito para o aumento do engajamento e da motivação, afinal surgirá o compromisso e o desejo de alcança-los.  


Por outro lado, sem metas e sem saber ao certo qual curso você deseja, fica muito difícil ter foco e comprometimento.