O setor de eventos é um dos que mais movimenta dinheiro por ano no Brasil, abrangendo diversas áreas da economia do país. Segundo dados da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), o setor é responsável por circular cerca de R250 bilhões em eventos corporativos e R17 bilhões em eventos sociais anualmente.
Com o crescimento do setor a oportunidade para trabalhar com eventos se torna um ótima opção para quem está buscando oportunidades na área. Quem deseja trabalhar com organização de eventos e está em busca de um curso para se especializar, Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que oferece uma plataforma intuitiva para a organização de eventos, separou os principais cursos superiores relacionados e indicados para atuar nessa profissão. Confira abaixo!
Eventos
A graduação em eventos é uma das principais para quem deseja ingressar no mundo de eventos. Sendo o mais focado de todos os cursos, ele prepara o futuro profissional em todos os aspectos que envolvem este mercado de trabalho, desde criação, planejamento, até a produção. Além disso, ele é voltado para diversos segmentos de eventos, como: culturais, corporativos, artísticos, esportivos, gastronômicos, turísticos, dentre outros.
Por ser um curso de curta duração, em média dois anos, ele é indicado para quem procura uma formação rápida ou para quem já trabalha na área e deseja se especializar.
Relações Públicas
Esse também é um dos cursos mais procurados para quem quer trabalhar com eventos. A graduação tem como objetivo preparar o profissional para trabalhar com a comunicação e a promoção da imagem de uma empresa institucionalmente ou de personalidades famosas.
Assim, o profissional de RP, como é conhecida a área, muitas vezes é o responsável pela organização de eventos com clientes, parceiros e público geral, cuidando de cada detalhe para garantir o devido destaque e a comunicação da marca da empresa ou da pessoa que ele está representando. O curso é um bacharelado que tem duração mínima de quatro anos.
Produção Cultural
Para quem está em busca de opções para trabalhar com diversos tipos de eventos o curso de Produção Cultural pode ser uma boa. A graduação capacita os profissionais para cuidar de todos os processos, desde a organização, planejamento até a execução.
No curso são abordados temas como: esportes, divulgação científica e também a área cultural. Dessa forma o profissional poderá atuar na produção de shows, espetáculos musicais, de dança e teatrais, exposições e congressos. O curso dura em média três anos.
Fotografia
Ter o registro de um evento é uma parte essencial dele, portanto a produção e captação de imagens e vídeos é um trabalho essencial. Sendo assim, o curso de fotografia pode ser uma boa opção para aqueles que desejam atuar nesta área. Um mercado que vem se tornando muito popular e aquecendo bastante a economia e oferece muitas oportunidades de trabalho é o de cerimônias familiares, como festas de aniversário e casamentos.
O curso de Fotografia é ofertado pela maioria das instituições como tecnólogo e dura cerca de dois anos.
Publicidade e Propaganda
Os profissionais formados no curso de Publicidade e Propaganda também têm bastante espaço em empresas que atuam com eventos e marketing. Publicitários podem atuar em companhias que organizam eventos institucionais para lançar produtos e serviços, ou interagir com os convidados e parceiros no próprio evento. O curso de Publicidade de Propaganda é normalmente um bacharelado e dura, em média, quatro anos.
Contudo vale ressaltar que, para quem deseja trabalhar com eventos, é indispensável que a grade curricular da faculdade escolhida contenha disciplinas que abordem esse tipo de produção e organização, além das matérias sobre relações públicas e comunicação interna.