Calendario

Ainda dá tempo de concorrer às bolsas do Fies - 2.º semestre

Candidatos devem fazer a inscrição no site do programa para concorrer a financiamento de 50% ou 100% da mensalidade

| Da Redação

O Fies é um programa concede bolsas de estudo nas instituições de ensino superior
 

Até sexta-feira (31/7), estão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2020. O programa do MEC oferece financiamento de 100% ou 50% da mensalidade em instituições de ensino privadas.  

 

Nesta edição, são oferecidas 30 mil bolsas. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será de 4 a 6 de agosto.  

 

As inscrições podem ser feitas no site do Fies.

 

Quem pode participar  


Podem se inscrever no processo seletivo do Fies, quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, com média igual ou maior que 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.   

 

O Fies é diferente do Programa Universidade para Todos (ProUni): o Fies é um programa de financiamento, então os estudantes precisam devolver o dinheiro após a conclusão do curso. O ProUni é um programa de bolsa de estudos, por isso não é necessário devolver o valor concedido para pagar a mensalidade. Entenda aqui como funciona o Fies.


Lista de espera  


Quem não for pré-selecionado na chamada única do Fies pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. A inclusão na lista é automática.  


A convocação da lista de espera vai do dia 4 até as 23h59 de 31 de agosto.