Calendario

Seis dicas para ficar "muito zen" às vésperas do Enem

Mantenha a rotina, faça o que lhe dá prazer e evite os arroubos de estudar até de madrugada; confira essas e outras orientçãoes

| Da Redação

Domingo (10/11) será a avaliação de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O que os candidatos podem esperar da prova?  


Para o professor Marcelo Pavani, diretor do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, os candidatos não devem esperar uma prova inovadora tanto por conta da natureza das disciplinas envolvidas, quanto pela característica da prova de linguagens e ciências humanas, realizada no dia 3/11.  


"A julgar pelo que vimos na prova do primeiro dia do Enem, espera-se questões com temas conhecidos dos alunos", analisa Pavani." Também a partir das impressões do primeiro dia, o grande risco é que a prova traga questões confusas, com textos motivadores e excertos desconectados das perguntas e alternativas apresentadas".  


Então, a dica é: preste muita atenção nos enunciados e capriche na interpretação! "É importante que os candidatos e candidatas se preparem para uma prova que potencialmente pode exigir muito da sua capacidade de leitura e interpretação, além de mobilizar os conteúdos específicos das disciplinas", analisa ele.  


Revisão 
Quem quiser usar esses últimos dias para revisar algum conteúdo, uma boa dica é resolver provas anteriores do Enem.  

"Assim, o candidato consegue identificar os assuntos mais recorrentes na prova, além de perceber aqueles conteúdos que precisam de mais atenção nessa semana", sugere o professor Pavani. A estratégia é resolver uma prova e, após corrigi-la, se dedicar a rever os assuntos das questões erradas. Esse é um bom meio de calibrar o dispêndio de tempo para aqueles tópicos mais deficitários.  


Ansidade
E o que fazer com a ansiedade, natural diante de uma prova tão importante como o Enem? O fundamental é não se deixar levar pela pressão e pela expectativa. "É importante manter a ansiedade sob controle. Por isso, o ideal nessa semana é evitar perturbações na rotina", aconselha o professor.  


Evite aqueles arroubos de coragem para estudar "até as 3h da manhã"! Isso pode surtir o efeito contrário ao invés de ajudar, pode significar muitas horas de estudos perdidas no dia seguinte, além de comprometer seu ciclo de sono. Mais importante do que correr atrás do conteúdo é descansar bem na véspera de mais uma maratona!  

  


Cuidar da ansiedade e do equil[ibrio emocional é fundamental para um bom desempenho na prova
 

Alimentação
Cuide também da alimentação. Alimente-se adequadamente, sem "pular refeições" em nome do estudo.
 


Equilíbrio emocional
E nos dias anteriores à prova, foque no equilíbrio emocional. "Faça aquilo que lhe dá mais conforto e não contribui para aumentar a ansiedade!", sugere Pavani.  


Alguns mantêm a só mantém a calma estudando: daí, rever tópicos importantes até o minuto anterior à prova pode ser importante para chegar calmo ao exame. Mas existem outros que precisam se desligar do Enem para manter a tranquilidade. "Aí vale ir ao cinema, sair com os amigos e os namorados, sempre tendo em vista que descansar antes da prova e cuidar da alimentação", diz o professor.  

 


Lembre-se: você se preparou muito para este momento!
Finalmente, não se esqueça de que o processo de preparação para essa prova não acontece na véspera e que você se dedicou um bom tempo se preparando para esse momento. Lembrar-se disso, pode ajudá-lo a manter a calma.