Calendario

Física: ondulatória e mecânica são temas cotados para o Enem

Disciplina é tema da prova da semana no Virando Bixo; ainda dá tempo de se cadastrar e fazer uma revisão final

| Da Redação

 

Ondulatória é tema cotado para os vestibulares e Enem

 

A prova da semana do Virando Bixo é de física. Então, aproveite para responder às questões e fazer uma última revisão dos conteúdos da disciplina, já que no próximo domingo (10), será a prova de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  


Para fazer o simulado, é só fazer o cadastro. A primeira fase está do Virando Bixo está no fim, mas ainda dá tempo de usar as provas para se preparar para os vestibulares que vêm por aí e até concorrer a um carro 0 km (prêmio para o vencedor da categoria Vestibulando) e a um intercâmbio para o Canadá (prêmio para o primeiro colocado na categoria Treineiro).  


Confira também as dicas do professor Marcelo Breda, que dá aulas de física na Oficina do Estudante.  


Segundo ele, três tópicos que não podem faltar na revisão para os principais vestibulares são mecânica, ondulatória e eletricidade. "Dentro de cada um desses tópicos o aluno deve se atentar para o estudo das três leis de Newton e a cinemática, que estuda os movimentos dos corpos", esclarece Breda.  


Também é importante lembrar, dentro da ondulatória, de estudar os fenômenos ondulatórios (como interferência de ondas) e a acústica.  


Na parte de eletricidade, as leis de Ohm são muito importantes, além de geradores, receptores, capacitores e os circuitos elétricos, sem deixar também de dar aquela olhadinha na eletrostática, em assuntos como força, campo e energia elétrica.  


Em contrapartida, assuntos que raramente aparecem no Enem e nos principais vestibulares são MHS (movimento harmônico simples) e dilatometria (dilatação e contração térmica).  


A dica final é sobre como se organizar para fazer a prova: "Uma boa estratégia para o vestibulando realizar bem a prova de física é que dê mais atenção às questões mais simples e rápidas, aquelas interpretativas e conceituais, deixando para o final aquelas de maior complexidade e que exigem mais tempo e cálculos mais elaborados".