Calendario

Inep divulga cartilha com orientações sobre a redação no Enem

Provas já começaram a ser enviadas aos 1.727 municípios onde o exame será realizado nos dias 3 e 10 de novembro

| Da Redação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou a Cartilha do Participante do Enem 2019, que contém informações e dicas sobre a redação no exame (como estruturar o texto, explicações sobre a correção e critérios usados na distribuição dos pontos) e inclui exemplos de redação que obtiveram a nota máxima na edição 2018. 

 

A publicação está disponível para download no site do Instituto em formato PDF, e em vídeo, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para surdos e deficientes auditivos. 

 

O Inep também divulgou um balanço do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, enfatizando que não houve problema com a impressão das provas em função da mudança de gráfica, pois a empresa prevista inicialmente faliu no início do ano.  

 

Segundo declarou o ministro Abraham Weintraub, as provas já estão sendo enviadas aos locais de exame, numa mega operação logística e de segurança que envolve quase 400 mil profissionais. O exame será realizado nos dias 3 e 10 de novembro.  


Alguns números do Enem 2019:  


- Este ano, há 5,1 milhões de inscritos, sendo São Paulo o estado com o maior número, 816.015 inscritos.  


- Foram impressas 10,3 milhões de provas.  


- O exame será aplicado em 1.727 municípios de todo o país.  


- Ao todo, serão 10.133 locais de provas e 147.565 salas de aula em todo o país.  


Enem Digital em 2020  


No primeiro ano da novidade, a aplicação ocorrerá em modelo piloto. A implantação do Enem Digital será progressiva, com início em 2020 e previsão de consolidação em 2026.   

As primeiras aplicações digitais serão opcionais. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, a aplicação piloto no modelo digital ou a tradicional prova em papel. No primeiro ano de teste, o modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país.