Calendario

Enem 2019: "checklist" para a revisão de língua portuguesa

Prova da semana do simulado Virando Bixo contém questões baseadas no Exame e nos principais vestibulares

| Da Redação

Prova de Língua Portuguesa no Virando Bixo esta semana. Preparado? Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será nos dias 3 de 10 de novembro, é super importante revisar os principais tópicos de cada disciplina.   Se você quer participar do simulado, basta fazer a inscrição e começar a responder as provas.

 

Para ajudar quem está na reta final da preparação para o Enem, o professor Antunes Rafael dos Santos, que também é diretor do colégio Oficina do Estudante, selecionou o que é imprescindível repassar. Confira a seguir.  


Na Redação: 

. Concordância nominal e verbal;  

. Regras de acentuação e uso da crase;  

. Ortografia.
 

Na prova de Linguagem: 

. Interpretação de textos gêneros variados, principalmente tiras, anúncios publicitários e gráficos.  

 

Este foi, segundo ele, um dos tópicos que mais caíram no Enem 2018. Também se destacaram:  

. Literatura regional e aspectos característicos da cultura popular;  

. Funções da linguagem. 
 


Mas é bom ficar atento também aos conteúdos que não caem há algum tempo. Entre eles estão:  

. Funções sintáticas das palavras;  

. Regras ortográficas. 
 


E para terminar, Antunes Rafael deixa algumas dicas para fazer uma boa prova de Linguagem no Enem: "É importante que o candidato faça a leitura atenta dos textos de cada questão, não se deixando levar pela extensão dos mesmos. Não pode desprezar as informações contidas nesses textos e principalmente, nos enunciados de cada questão", recomenda o professor.  

 

Outra dica importante, segundo ele, é considerar o gênero textual através do qual os textos motivadores se articulam. "Isso fará com que o candidato perceba qual a função do texto proposto e poderá articular melhor a sua resposta a partir da finalidade e função social desse gênero".  

 

Finalmente, a leitura atenta das alternativas é fundamental para não ser vítima de "pegadinhas" e caso permaneça a dúvida, dê um tempo nessa questão. "Continue as demais e depois retome essas que ficaram para trás, procurando lê-las com mais calma, focando no que é solicitado em seus enunciados", conclui.  

 

E para completar, uma videoaula sobre acentuação: