Conto realista de Machado de Assis integra lista da Unicamp

Confira os vídeos selecionados pelo VB sobre "O Espelho", lançado em 1882 que conta a história de Jacobina, homem que acredita que o ser humano tem duas almas

    • Da Redação
    • /
    • Da Redação

"O Espelho" é um conto de Machado de Assis que faz parte da lista de leituras obrigatórias para o Vestibular Unicamp 2020.

A narrativa tem caráter metafísico e se centra na história de Jacobina, um homem que possui uma teoria sobre a alma humana: segundo ele, na verdade, os seres humanos possuem duas almas - uma que olha de dentro para fora e outra que olha de fora para dentro.  

A teoria é defendida numa roda de amigos, contexto em que a história se desenrola. Confira a análise de Tatiana Feltrim, do canal Tiny Little Things sobre o conto:

Como explica o professor André, da Oficina do Estudante, "O Espelho" foi publicado em 1882, integrando a fase realista de Machado de Assis.   


Para o professor, a trama do conto remete a uma possível antecipação da teoria psicanalítica de Sigmund Freud ao mesmo tempo em que faz um retrato da então decadente tradição e da cultura do Império no Brasil.  






Comentários

Confira também