Publicidade

noticias

Enem digital acontece, pela primeira vez, em 110 cidades

Exame será realizado em computador em locais pré-determinados e terá a mesma estrutura da prova impressa

| Da Redação -

No domingo, 31/1, começa a primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital com as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação. 


O Enem Digital 2020 será aplicado em 110 cidades de todos os estados e do Distrito Federal.  


Ao todo, cerca de 96 mil estudantes se inscreveram para a prova, porém 43% dos inscritos acessaram o Cartão de Confirmação da Inscrição, segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame o que sugere que a abstenção pode ser elevada, como aconteceu na aplicação do Enem impresso, que teve 55,3% de faltantes.   

 

No aplicativo do Enem, há um simulado disponível para os candidatos conhecerem a plataforma onde o exame será realizado

A prova  

O Enem digital tem a mesma estrutura com 180 questões objetivas e uma redação. A prova será feita no computador, mas a redação será manuscrita da mesma maneira como é no Enem impresso. Por isso, é importante que os candidatos não se esqueçam de levar caneta com tinta preta em tubo transparente.


No primeiro dia, além da redação, serão aplicadas as provas de Linguagens, de Ciências Humanas e a Redação, com 5 horas e 30 minutos de duração.  


Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com 5 horas de duração.  


O gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro, Fernando da Espiritu Santo, recomenda aos estudantes que vão fazer o Enem digital fazer o simulado oferecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, no aplicativo do Enem.  


"Vale fazer o simulado e assistir ao vídeo tutorial, disponível na Página do Participante, assim o candidato não corre o risco de perder tempo por não estar acostumado com a plataforma", diz.  


Segundo ele, uma das principais vantagens do novo formato é a possibilidade de ter uma avaliação mais interativa, algo esperado nas edições futuras do exame, em que as questões poderão se valer de recursos tecnológicos como vídeos, áudios e infográficos nas questões o que é uma tendência em exames internacionais digitais.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade