Publicidade

noticias

Segundo dia do Enem 2020 tem abstenção recorde de 55,3%

De acordo com o Inep, aproximadamente 3 milhões de candidatos não compareceram para fazer o exame de Ciências da Natureza e Matemática

| Da Redação -

 

Para o presidente do Inep, Alexandre Lopes (foto), embora alta, a abstenção no Enem foi menor do que o esperado

 

O índice de abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 chegou a 55,3% no segundo dia de provas, realizado neste domingo (24/1), segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação da prova.  


Este é o maior índice de toda a história do Enem. Antes, o recorde havia sido registrado em 2009.  


Ao todo, 5.523.029 milhões de candidatos se inscreveram para fazer o Enem, mas 3.052.633 (55,3%) faltaram ao segundo dia de provas e  2.470.396 compareceram. No primeiro dia de exame, a abstenção foi de 51,5%. Leia mais nessa matéria do Virando Bixo.  


Não houve incidentes, segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes. "Foi mais do que a gente estava esperando", afirmou o presidente do Inep. "Mas gosto de olhar o copo meio cheio: 2,5 milhões de pessoas conseguiram fazer a Enem em ambiente de pandemia, em ambiente de receio. Outros lugares do mundo não conseguiram fazer, e o Brasil, com todas as suas dificuldades logísticas e todas as suas desigualdades, você assegurar no meio da pandemia que 5 milhões pudessem fazer a prova e que 2,5 milhões façam a prova, eu acho isso uma vitória", afirma.
 

Reaplicação  

A reaplicação do Enem ocorre nos dias 23 e 24 de fevereiro para quem perdeu o Enem por causa de problemas de infraestrutura, o que inclui salas lotadas, como ocorreu no primeiro domingo de aplicação, deve fazer o pedido a partir das 12h desta segunda (25) até sexta (29). O resultado será divulgado em 12 de fevereiro.  


Também poderá fazer a prova nessas datas quem teve diagnóstico de Covid ou doenças infectocontagiosas na véspera do exame. O Inep já recebeu até o momento 18.210 pedidos relacionados ao novo coronavírus e aprovou 13.716 desse total  


O pedido deve ser feito na Página do Participante. Cada caso será analisado pelo Inep.  


Os alunos do Amazonas e de duas cidades de Rondônia (Espigão d'Oeste e Rolim de Moura) não precisam fazer o pedido de reaplicação. Nessas localidades, a aplicação da prova foi suspensa pelo governo por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade