Publicidade

noticias

Prova de Geografia exige do aluno amplo domínio do conteúdo

Segundo professora do curso Poliedro, vestibulares cobram diversidades de temas, além de exigir habilidade de interpretação de texto

| Da Redação -

 

 

 Mais uma semana de estudos e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares com as provas do simulado online Virando Bixo. E aí? Como está o ânimo?  


O prova da vez é de Geografia. Por isso, a professora Cristina Carmo, do curso Poliedro, parceiro do Virando Bixo, organizou algumas informações importantes para ajudar você nos estudos.  


E se você ainda não está fazendo o Virando Bixo 2020 não perca mais tempo e se inscreva já! É gratuito e você concorre a prêmios um computador para o vencedor da categoria Vestibulando e um curso de inglês para o primeiro colocado na categoria Treineiro. Ao fazer a inscrição, você tem acesso a todas as provas já liberadas e pode responder às questões no seu tempo, fazer uma bela revisão e concorrer aos prêmios.  


A professora Cristina alerta que as provas dos vestibulares e o Enem exigem que os estudantes saibam interpretar texto e dominem o conteúdo. "Não adianta o aluno ser muito bom em interpretar, fazer críticas e analisar, sem ter a base das principais áreas da Geografia. É muito importante dominar o conteúdo clássico, tanto da Geografia Física, quanto da Humana", explica a professora.  


Segundo ela, nos vestibulares, principalmente Fuvest, Unicamp e o Unesp, o conteúdo é fundamental. "Por outro lado, também é preciso saber fazer correlações e análises da atualidade. O aluno que está se preparando deve dosar as habilidades que serão cobradas. Por conta da concorrência, precisa ser cada vez mais completo", recomenda Cristina.  


Com relação aos temas, ela lembra que a gama de temas da Geografia é bastante ampla. "Todos os temas são contemplados pelos vestibulares e Enem, de relevo à população".  


Os grandes eixos de abordagem são: meio ambiente, com destaque para questões de desmatamento e queimada na Amazônia e no Pantanal, assim como características físicas e questões geopolíticas, a exemplo do Acordo de Paris; a propagação do coronavírus pelo mundo, com enunciados sobre consequências econômicas, questões sanitárias, disseminação da pandemia, entre outros.  


Por fim, o terceiro grande tema é a Geopolítica mundial, com destaque para as eleições dos Estados Unidos e a nova conformação que teremos após a era Trump. As perguntas são amplas e podem vir a reunir vários temas. "Concentrar em alguns tópicos realmente não é recomendado", reforça a professora Cristina.  


Segundo os Cadernos de Revisão, desenvolvidos pelo Sistema Poliedro, os cinco temas mais recorrentes nas questões objetivas são:  


Fuvest
1. Geomorfologia 12,28%
2. Questões ambientais 12,28%
3. Climatologia 10,53%
4. Ordem mundial e conflitos 10,53%
5. Urbanização 7,02%

Unicamp
1. Climatologia 10,20%
2. Geomorfologia 8,16%
3. Urbanização 8,16%
4. Ordem mundial e conflitos 8,16%
5. Cartografia 6,12%

Nas questões discursivas, os temas mudam um pouco. Os cinco temas mais recorrentes nas questões discursivas são:

Fuvest
1. Ordem mundial e conflitos 12,8%
2. Demografia 12,8%
3. Geomorfologia 10,3%
4. Questões ambientais 10,3%
5. Geografia agrária 10,3%

Unicamp
1. Questões ambientais 10,3%
2. Cartografia 6,9%
3. Geomorfologia 6,9%
4. Mineração 6,9%
5. Climatologia 6,9%


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade