Publicidade

noticias

Secundaristas lançam campanha em defesa do acesso digital

Iniciativa da Ubes e outras entidades visa sensibilizar a sociedade para as desigualdades de acesso à banda larga no país, em especial entre estudantes

| Da Redação -

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), junto com outras entidades estudantis, lança a campanha "Internet pra Geral", uma mobilização para garantir o direito ao acesso digital e reduzir os efeitos da desigualdade no acesso à educação e à informação, intensificados pela pandemia da Covid-19. 


Um dado ajuda a entender o tamanho da exclusão digital no país: uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apontou que 58% dos domicílios no Brasil não têm acesso a computadores e 33% não dispõem de internet em 2018. Em contrapartida, o acesso à internet é um direito humano, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) um direito humano.  


A falta de equidade no acesso à internet é apontada como um fator que pode prejudicar estudantes que moram nas periferias e nas regiões mais afastadas dos grandes centros na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. , Essa situação tem mobilizado estudantes e organizações sociais na defesa do direito à internet.

 

"O abismo entre as classes sociais se tornou gigantesco, e ainda mais claro quando recebemos tantas mensagens de estudantes que não tinham como estudar e se preparar para o Enem", observa Rozana Barroso, presidente da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). "E, ainda, as aulas à distância não são uma realidade para mais da metade dos estudantes brasileiros".  


A campanha #Internetprageral envolve uma mobilização nas redes sociais e no Congresso Nacional para que ela seja um projeto de lei ainda este ano e que forneça a gratuidade na internet e dados móveis para pesquisas, inscrições e aulas e conteúdo de educação a distância como direito permanente aos estudantes.
 

"Entendemos que essa é uma importante ferramenta para combater a desinformação também, além de garantir a clareza sobre a situação sanitária atual. O acesso digital com informações de qualidade, salva vidas", acrescenta a presidente.
 

Saiba mais sobre a campanha no vídeo a seguir:  

 


 

 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade