Noticias

Primeira fase da Unicamp será realizada em 2 dias diferentes

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Unicamp reestruturou primeira etapa do vestibular, que deverá acontecer em janeiro

| Da Redação

 

Por causa da pandemia da Covid-19, a primeira fase do Vestibular Unicamp 2021 vai ser diferente: o número de questões será menor, o tempo de duração da prova mais curto e a prova será realizada em dois dias diferentes para evitar aglomeração. 

 

As novidades foram anunciadas pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) nesta sexta-feira (5/6). As mudanças foram aprovadas pela Câmara Deliberativa do Vestibular e serão publicadas em edital.  


Veja como fica

- O número de questões da prova será reduzido de 90 para 72.  


-O tempo máximo para realizar a prova será de quatro horas (ao invés de cinco).  


- A primeira fase será realizada em dois dias diferentes de acordo com a área do curso escolhido. Os candidatos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova num sábado. Os candidatos de Ciências Biológicas/Saúde farão a prova no dia seguinte, ou seja, um domingo.
 


Quando será a primeira fase do Vestibular Unicamp 2021

A primeira fase deverá ser em janeiro, mas datas ainda não foram definidas.  

 

A definição dos dias depende da divulgação, pelo Inep, das datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de uma reunião entre as universidades públicas paulistas, para que não haja coincidência de datas, possibilitando aos estudantes prestarem mais de um processo seletivo.
Com isso, as provas da segunda fase deverão ser realizadas em dois dias em fevereiro de 2021.
 


Como será a prova

Para cada dia de aplicação, as questões serão diferentes, mas as provas dos dois dias da primeira fase terão as mesmas características e a mesma quantidade de questões por disciplina.  


Então, haverá uma prova única para todos os candidatos das áreas daquela data (Ciências Exatas/Tecnológicas e Ciências Humanas/Artes, no sábado e Ciências Biológicas/Saúde, no domingo).  


Como nos anos anteriores, é uma prova de Conhecimentos Gerais composta por 72 questões de múltipla escolha. As questões serão as seguintes: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

 

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Vestibular Unicamp 2021 começa em 22 de junho
 

Calendário 

Isenção da taxa: de 22 de junho a 8 de julho no site da Comvest. A taxa é de R$ 170. A Comvest oferece 6.680 isenções para estudantes carentes de escola pública e um número ilimitado de isenções nas demais modalidades. 


Inscrições: de 31 de julho a 8 de setembro também no site da Comvest.

Os candidatos sabatistas, que por convicção religiosa restringem suas atividades aos sábados, e informarem tal condição no ato de inscrição, poderão ter horário específico para fazerem as provas, conforme será detalhado no edital a ser divulgado em breve.