Publicidade

noticias

Ministério da Educação anuncia adiamento do Enem 2020

Aplicação deverá ocorrer 30 ou 60 dias depois das datas previstas, em novembro; decisão será tomada por meio de enquete realizada com participantes

| Da Redação -

A dois dias do encerramento das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação, anunciou que o Enem vai ser adiado em 30 ou 60 dias.  


O prazo será definido em uma enquete realizada com os estudantes inscritos no exame. A enquete estará disponível na Página do Participante, onde os candidatos podem fazer a inscrição.  


Originalmente o Enem tradicional (impresso) está programado para os dias 1.º e 8 de novembro. O Enem Digital, para 22 e 29 de novembro.  


O prazo para se inscrever no Enem 2020 está aberto até sexta-feira (22/5), às 23h59. As inscrições podem ser feitas na Página do Participante. O balanço mais recente (19/5) do Inep, responsável pelo exame, indica que 4.000.221 pessoas se inscreveram.  


Além disso, as 101,1 mil vagas para o Enem Digital esgotaram-se. A aplicação em computador vai ocorrer em 99 cidades de todos os estados e do Distrito Federal.  

 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub
 

O anúncio do adiamento ocorre um dia depois de o Senado ter aprovado um projeto de lei que prevê a prorrogação automática dos processos seletivos da educação superior até o encerramento do ano letivo no ensino médio, em caso de decretação de estado de calamidade no país ou se ocorrer algum evento que comprometa o funcionamento normal das instituições de ensino. O projeto foi aprovado na terça-feira (19/5) por 75 votos a 1. Agora, a proposta aprovada no Senado vai a votação na Câmara.
 

A pressão pelo adiamento do Enem vem crescendo há algumas semanas. O principal argumento dos defensores da mudança do calendário é que muitos estudantes candidatos ao Enem, principalmente alunos de escolas públicas e das camadas mais pobres da população, não estão conseguindo se preparar adequadamente para o exame por causa de suspensão das aulas presenciais desde meados de março, em função da pandemia do novo coronavírus.



Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade