Publicidade

noticias

Ao vivo: veja a correção das provas específicas da Fuvest

Acompanhe no VB a correção online e a transmissão ao vivo com análises e comentários dos professores da Oficina do Estudante

| Da Redação -

Acompanhe no Virando Bixo a correção ao vivo das provas de conhecimento específico da segunda fase do Vestibular Fuvest 2020, feita pelos professores da Oficina do Estudante. 

  

A Fuvest disponibiliza as provas de conhecimentos específicos em seu site, a partir das 19h.

 

Os professores da Oficina farão a correção online das questões. Basta clicar aqui para conferir. 

 

Para o professor Celio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante,  a prova foi exigente e, ao mesmo tempo, tentou aproximar conteúdos relevantes da realidade contemporânea - uma novidade no exame de conhecimentos específicos da segunda fase da Fuvest. Leia o comentário do professor na íntegra:  


"A prova de conhecimentos específicos da Fuvest 2020 apresentou, como em anos anteriores, questões com alto nível e bem exigentes - destinadas, sem dúvida, a selecionar os melhores candidatos dentre estudantes muito bons que conseguiram superar as grandes concorrências da primeira fase. 


Apesar disso, a prova deste ano se destaca pelo nítido esforço em aproximar a realidade contemporânea de conteúdos relevantes presentes na grade do ensino médio. Se essa já era uma tendência clara de provas como a da Unicamp e em alguns casos da própria Fuvest na primeira fase, não era a tônica da prova de conhecimentos específicos da segunda fase. 


Neste sentido, destaca-se sobretudo a prova de geografia (sem dúvida uma das mais atuais e contextualizados desta safra de vestibulares). A primeira questão, por exemplo, parte do aclamado seriado Chernobyl (HBO, 2019) e termina com a pergunta sobre protecionismo e a guerra comercial entre EUA e China (um dos temas mais importantes das relações econômicas e diplomáticas recentes). Destacam-se ainda as questões sobre demografia e o fator previdenciário (tema candente em 2019 por conta da reforma da previdência) e a questão sobre reservas indígenas (áreas demarcadas) e exploração ambiental - assunto polêmico, sobretudo se consideramos a posição contrária às demarcações do atual governo. 


Se nas outras disciplinas não tivermos tantas questões associadas ao presente dos alunos, pelo menos algumas apareceram tais como: 


1) A chegada da sonda chinesa em janeiro de 2019 na região escura da lua (física). 


2) O elemento lítio e sua importância para as baterias recarregáveis presentes em qualquer smartphone e tablet (química). 


3) A questão que explica os fatores associados à intolerância à lactose - tema também muito debatido em uma época na qual esse problema tem se tornado cada mais detectável na população (biologia). 


4) A questão sobre o processo de independência de Moçambique com relação a Portugal contextualizado a partir do futebol - embora não faça referência a um assunto específico debatido com grande ênfase nos meios de comunicação, a questão contextualiza um processo histórico / geopolítico importante a partir do esporte mais popular (história). 


A prova de matemática, contudo, ficou devendo... contextualizações fracas (um jogo de tabuleiro...) e questões em
que se pede o resultado pelo resultado de uma função ou de um conjunto. Enquanto os matemáticos tiverem dificuldade em aproximar sua disciplina da realidade dos alunos, o desempenho deles tende a ser bem menos satisfatório que em outras disciplinas - basta que os donos dos números olhem para seus pares de exatas (física e quìmica) para entenderem melhor o que pode motivar os jovens a se interessarem pelos cálculos!". 

 

A partir das 21h, haverá uma transmissão online com os comentários e análises sobre as provas realizadas nesta segunda-feira (6/1) e que marcam o encerramento da segunda etapa da seleção dos ingressantes da Universidade de São Paulo (USP) neste ano. Assista: 

 




Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade