Noticias

Redação da Unesp enfoca impacto dos carros na sociedade

Prova de linguagens marcou encerramento da segunda fase; lista de aprovados em primeira chamada será divulgada em 27 de janeiro

| Da Redação

Uma redação original, que provocou no aluno uma reflexão sobre um tema atual: o impacto do uso de automóveis na vida das pessoas e na sociedade a partir de um paralelo com o cigarro. Esta é a avaliação do professor Antunes Rafael dos Santos sobre a proposta do Vestibular Unesp 2020.  


A prova, realizada nesta segunda, incluiu as questões de linguagem (língua portuguesa e inglês), marcou o encerramento da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp).  O resultado será divulgado em 27 de janeiro, com a divulgação da lista dos aprovados em primeira chamada.

 

A Unesp oferece 7.725 vagas em 24 cidades do estado de São Paulo


Confira a seguir os comentários por disciplina:  


Redação:  
Uma proposta bastante interessante. Cobrou do aluno uma reflexão e uma dissertação sobre a seguinte pergunta: o carro será o novo cigarro? Traçou um paralelo entre os males que o cigarro trouxe ao longo da História, e o fato de hoje a sociedade ter um olhar mais crítico a respeito disso.  


A coletânea apresentou quatro textos motivadores, e é importantíssimo que o aluno tenha tido uma leitura atenta desses textos de apoio, porque servem de argumentação (o Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti; poema de Carlos Drummond de Andrade; uma charge; e uma reportagem jornalística).  


Abordou a questão do urbanismo, a presença maciça de automóveis nas cidades, a falta de políticas públicas de transporte coletivo, e o impacto que isso gera na vida das pessoas, e da sociedade como um todo.  


Língua Portuguesa:  
Uma prova muito próxima do que costuma ser a prova da Unesp, cobrando do candidato interpretação de texto, em diversos gêneros textuais. E houve a presença de alguns assuntos clássicos, como figuras de linguagem. Houve uma questão cobrando o conceito de paradoxo, outra de antítese. Nos textos poéticos, o candidato precisava identificar alguns contextos históricos daquele momento literário. Apareceu também gramática, versando sobre voz passiva e referência pronominal. Isso, além da presença de pressupostos - o que também revela a habilidade de interpretação que o candidato tem que ter para fazer a prova.  


Inglês: 
Cobrança da capacidade interpretativa, do vocabulário. As questões todas versam sobre interpretação de texto. Nenhuma envolvendo aspectos gramaticais propriamente ditos. Apesar de termos gêneros textuais diferentes, o assunto que os permeiam é o mesmo: o conceito de gentrificação, que aborda pessoas de alto poder aquisitivo migrando para bairros de baixa renda, o que traz, para a população desses locais, um certo desconforto porque há alta de preços, alta na demanda de serviços, gerando um conflito social entre essas parcelas da população.