Noticias

Balanço aponta mais de 700 candidatos eliminados no Enem

Abstenção no segundo dia de provas chegou a 27,1%, informou o ministro da Educação durante entrevista coletiva

| Da Redação

Balanço preliminar do Ministério da Educação (MEC) aponta 371 estudantes eliminados durante a aplicação da prova, no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Considerando os 376 candidatos eliminados no primeiro dia, o balanço preliminar é que 747 candidatos foram eliminados.   

 

No ano passado, 66 candidatos foram eliminados no segundo dia de provas. 

 

A abstenção no segundo dia de provas foi de 27,17% (1.385.579). Este ano, o número de inscritos chegou a 5,1 milhões de estudante. Em 2018, 29,2% dos inscritos não comparecem ao segundo dia de exame.

 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, minimizou a publicação da fotografias da prova do segundo dia em redes sociais antes do horário permitido para o estudantes saírem dos locais aplicação do Enem com a prova. Segundo ele, os responsáveis pelas publicações serão investigados e terão de se explicar à polícia e à justiça. Weintraub disse que já foram registrados alguns boletins de ocorrência.



O ministro também informou que já foram identificadas as responsáveis pela publicação de uma foto do tema da redação no primeiro dia de prova. Segundo ele, são duas aplicadoras de prova de Fortaleza (CE), cujos celulares foram apreendidos pela Polícia Federal no sábado (9/11), porque tentaram sabotar a aplicação da prova.
  

O ministro Weintraub (esq.) e o presidente do Inep, Alexandre Lopes, durante entrevista coletiva