Noticias

Temas clássicos predominam no segundo dia de provas do Enem

Questões de química e física exigiram dos alunos capacidade de cálculo, analisam professores da Oficina do Estudante, que fizeram a correção do exame

| Da Redação

Acompanhe a correção online das provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, feita pelos professores da Oficina do Estudante. Para conferir as respostas da prova amarela, clique aqui.  

 

O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (13/11).  


E confira a seguir os comentário do so professor Marcelo Pavani, diretor do curso pré-vestibular da Oficina do Estudante, sobre o segundo dia de provas do Enem.  


  

Estudante consulta lista em local de prova do Enem

 

Matemática  

A prova de matemática é uma prova típica do Enem, sem grandes surpresas em relação às edições anteriores. Assuntos bastante conhecidos dos alunos, questões sobre probabilidade, grandezas proporcionais, nada novo, sem nenhuma novidade. Nada foi surpreendente.  


Ciências da natureza  

Na prova de ciências da natureza, as questões de química estavam pesadas, difíceis. A operacionalização das questões era difícil, no contexto de uma prova de 90 questões em cinco horas.  


Física também cobrou assuntos clássicos, com exceção de uma questão de eletromagnetismo, que causou surpresa. Nos outros assuntos, foram questões superclássicas. A dificuldade eram as contas, porque o aluno não podia usar calculadora, e os números escolhidos eram difíceis de fazer sem uma máquina. Normalmente, no Enem, são números mais redondos para que os alunos não percam tempo com cálculos.  


A prova de biologia também cobrou assuntos clássicos, mas foi uma prova um pouco mais difícil do que o Enem costuma apresentar. É uma prova que teve várias questões de ecologia como estávamos esperando, porque historicamente é o assunto que mais aparece. Apareceram várias questões de fisiologia humana, e sobre assuntos um pouco menos comuns no Enem, como hemodiálise, hormônios, além de questões tradicionais sobre parasitose.
 

 

Em suma: 

Matemática uma prova redonda, sem grandes novidades nem surpresas. Química mais difícil que o normal. Física uma prova clássica, embora com números complicados e difíceis de lidar, sem calculadora. E biologia com questões clássicas, que exigiam um aluno bem preparado.