Publicidade

noticias

Virando Bixo transmitirá ao vivo correção do Enem 2019

Neste domingo (3), a partir das 19h, professores da Oficina do Estudante analisam as provas de linguagens, ciências humanas e a redação

| Da Redação -

Enem pode facilitar muito a vida do vestibulando (Foto: Divulgação) 

Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Este ano, as provas serão neste domingo (3/11) e no próximo (10). Ao todo, 5,1 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o exame, que pode garantir o acesso às universidades federais, estaduais e até a instituições privadas de ensino superior.  


Amanhã, a partir das 19h, o Virando Bixo vai transmitir ao vivo a correção da prova, feita pelos professores da Oficina do Estudante. Não perca!  


Local de exame Cartão de Confirmação  


Até ontem, cerca de 4,3 milhões de candidatos (86% do total) já haviam consultado o local onde fará as provas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação responsável pelo Enem, informou que este é o maior índice desde 2016.  


Se você vai fazer o Enem, não deixe de consultar o Cartão de Confirmação, na Página do Participante.  No app do Enem também é possível fazer essa consulta.


Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação para fazer a prova, mas, se puder, leve o seu, pois ele contém informações úteis, como o endereço do local de exame e a sala aonde o candidato deve se dirigir.  


Horários  


O Enem começa às 13h30 (horário de Brasília) e terá cinco horas e meia de duração. Então, quem mora nas regiões do país com fuso horário diferente, deve ficar atento para não se atrasar. É recomendável chegar com pelo menos uma hora de antecedência ao local de exame e, se possível, fazer o percurso antes.  


Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.  


A partir das 15h30, os candidatos podem deixar o local de exame sem o caderno de provas. Após as 18h30, eles podem sair do local de prova com o caderno.  


As provas terminam às 19h.  


A prova  


Existe uma grande expectativa em relação à prova este ano, em função das declarações do presidente Bolsonaro, ainda durante a campanha eleitoral, que leria a prova do Enem para evitar questões inadequadas. Na ocasião ele criticou uma questão que mencionava um dialeto adotado por gays e travestis.  


Recentemente, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, deram declarações de que o Enem 2019 será "equilibrado", com foco no conteúdo das disciplinas avaliadas. Ambos asseguraram que nem eles, nem o presidente Jair Bolsonaro tiveram acesso à prova.  


Neste domingo serão realizadas as provas de Redação, Linguagens (45 questões) e Ciências Humanas (45 questões).  


Na próxima semana, será a vez das provas de Matemática e Ciências das Natureza, com duração de cinco horas.  


Resultados  


O gabarito oficial será divulgado em 13 de novembro. Os resultados individuais serão divulgados em janeiro.  


Segurança 


A segurança para evitar fraudes está sendo reforçada a cada ano. Em 2019, se o telefone celular tocar o apitar, o candidato será eliminado imediatamente.  


O que levar  


Não esqueça de leva uma caneta preta em tubo transparente e um documento original com foto.  


Confira nesta matéria do Virando Bixo o que pode e não pode levar para o local de exame.  


Boa prova! Boa sorte!


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade