Publicidade

noticias

3 temas fundamentais de biologia na revisão para o Enem

A duas semanas do exame, que será nos dias 3 e 10 de novembro, é hora de repassar os conteúdos e manter a calma

| Da Redação -

A duas semanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hora de revisar biologia -a prova da semana no Virando Bixo.  O Enem será nos dias 3 e 10 de novembro. 

 

O simulado é um projeto da EPTV para ajudar estudantes a se prepararem para o Enem e para os principais vestibulares. Confira aqui como funciona o simulado.  

 


E para dar aquela caprichada na revisão final de biologia, o professor Luccas Zillig, da Oficina do Estudante, preparou algumas dicas para você ir direto ao ponto. Confira, a seguir.  

 


Temas que não podem falar na revisão final 

Divisões celulares ( mitose e meiose)  

 

Relações ecológicas entre indivíduos  

 

Tipos de poluição e seus impactos no meio ambiente  

 


Temas que caíram em 2018  

"No ano passado, a prova foi mista. Caíram alguns conteúdos que nunca haviam sido cobrados e, acredito, podem ser cobrados novamente", diz o professor Zillig.  

 


"Caiu uma questão sobre câncer que é uma das doenças com que mais se gasta dinheiro na saúde pública. Nunca tinha aparecido no Enem, e acho que vai continuar aparecendo no Enem e nos grandes vestibulares".  

 


Outro tema novo na prova de biologia do Enem em 2018 é polinização. "Creio que isso seja um indício de que a gente precisa refletir mais sobre a importância da polinização e das abelhas", comenta o professor. "Foram liberados agrotóxicos que matam as abelhas, responsáveis pela polinização de alimentos que consumimos. Isso pode ser um indício de que esse tema pode continuar sendo pedido".  

 


O que não cai há tempos  

Segundo Zillig, questões mais aprofundadas sobre genética e sobre morfologia vegetal não têm sido cobradas no Enem. "É imprevisível, porque existem assuntos que ficam sem ser cobrados muito tempo e em determinado ano aparecem", diz.  

 


Como se preparar  

Assim como as provas das outras disciplinas no Enem, a de biologia exige que aluno tenha interpretação de texto muito boa, além de ser capaz de conectar e situar em diferentes conteúdos.  


"Uma ótima maneira de estudar é treinar interpretação de texto e procurar conectar os assuntos, não guardar os conteúdos em caixinhas", explica o professor. Ele lembra que os grandes vestibulares estão cada vez mais focados em questões interdisciplinares e o Enem deve seguir essa linha também. "Então, pode ser que apareça questões misturando disciplinas diferentes e o aluno tem que está preparado para relacioná-los da melhor maneira possível".  


Outra dica preciosa: "Sempre que tiver estudando, procure pensar quais são os impactos do conteúdo para a sociedade, para o meio ambiente. Essas são perguntas bacanas que podem auxiliar na interpretação", propõe Zillig.  


E como em todas as provas, leia tudo com muita com atenção e verifique se resposta realmente reponde à pergunta. Mantenha a calma!


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade