Noticias

Locais de prova do Enem 2019 estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o Cartão de Confirmação na Página do Participante no app do exame

| Da Redação

Já estão disponíveis para consulta os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os candidatos podem fazer a consulta na Página do Participante ou no aplicativo do Enem, onde está disponível o Cartão de Confirmação. Quem tiver dúvidas, pode consultar o edital do Enem.  

 

O Cartão de Confirmação é o documento que contém as informações pessoais do participante (CPF, número de inscrição, local de prova, com endereço e número de sala, as datas e os horários do exame, a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição, e o tipo de atendimento específico e/ou especializado, se foi solicitado), nome social.  


O Enem será realizado nos dias 3 e 10 de novembro em 1.727 municípios. 


Declaração de Comparecimento
 


O participante que precisar comprovar sua presença no Enem deve acessar a Declaração de Comparecimento na Página do Participante. O documento é personalizado. Ele deve ser impresso antes da prova e levado nos dias de exame para ser entregue ao aplicador na porta da sala do exame.  


Para cada dia, haverá uma declaração. A declaração para o dia 3 de novembro está já está disponível para impressão no site. A declaração de presença para o segundo domingo de exame (10 de novembro) ficará disponível para impressão a partir da segunda-feira, 4 de novembro.  


Orientações  


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) orienta que os participantes se consultem o endereço do local onde farão as provas. Se possível, vá com antecedência ao local.  


Os estudantes devem chegar ao local do exame com antecedência. Os portões abrirão ao meio-dia (12h - horário oficial de Brasília), e serão fechados às 13h.  


Em 2019, não há horário de verão!  


Para fazer as provas, só é permitido utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.  


Os participantes precisam ficar atentos quanto ao uso de celulares ou qualquer equipamento eletrônico durante as provas do Enem. Pela primeira vez, serão eliminados aqueles cujo aparelho eletrônico emita qualquer tipo de som durante a prova, mesmo que o item esteja na embalagem lacrada fornecida pelo aplicador. O alarme deve estar desativado e o aparelho, desligado.