Publicidade

noticias

Enem: o que priorizar na revisão de sociologia e filosofia?

Em 2018, as duas disciplinas responderam por quase 40% das questões de ciências humanas do exame

| Da Redação -

Você sabia que das 44 questões de ciências humanas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, 17 eram de filosofia e sociologia? Isso corresponde a quase 40% da prova do exame dessa área! 


Esse levantamento, feito pela professora Jéssica Omena Valmorbida, da Oficina do Estudante, revela a importância dessas disciplinas na avaliação que é a porta de entrada para as melhores universidades do país.  


Então, aproveite a prova desta semana do simulado Virando Bixo para dar aquele gás na revisão de filosofia e sociologia para o Enem. Afinal, estamos a menos de dois meses da prova!  


Mesmo que você não tenha feito as provas das semanas anteriores, ainda dá tempo de participar e concorrer a um carro 0 km e a um intercâmbio para o Canadá, porque as provas das semanas anteriores ficam disponíveis para todos os participantes. Então inscreva-se já. E para saber mais sobre o simulado e as regras, consulte o regulamento.  


Além do levantamento, a professora Jéssica preparou uma lista do que não pode faltar na revisão de filosofia e sociologia para o Enem. "Três campos da filosofia têm sido recorrentes nas últimas provas do Enem: filosofia política, filosofia moderna e filosofia contemporânea", afirma a professora.   


Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir são autores cotados para a prova de filosofia do Enem


Filosofia  

Na prova de 2018, das sete questões de filosofia, uma foi sobre contrato social, enfocando autores como Hobbes e Rousseau, e outra foi sobre a sociedade contemporânea. Também foram abordados temas como o papel do filósofo com base em um texto de Merleau-Ponty, filosofia medieval, enfocando Tomás de Aquino e Santo Agostinho e Helenismo.  


Confira, a seguir, alguns autores e temas destacados pela professora Jéssica para a revisão de filosofia.  


Filosofia política: autores do contrato social, como John Locke, Thomas Hobbes, Jean Jacques Rousseau. Na Antiguidade, vale relembrar autores como Platão e Aristóteles, que também se debruçaram sobre o modo como as sociedades se organizam.  


Filosofia moderna: Maquiavel, Renascimento e Revolução Científica são dois temas-chave, na perspectiva de como a ciência começou a ser constituir na Modernidade. Sobre história da ciência, ela destaca Galieu-Galilei, Francis Bacon, Descartes, John Locke, David Hume, além das questões que dizem respeito à Epistemologia também são importantes.  


Filosofia contemporânea:
autores que fizeram filosofia após a Segunda Guerra Mundial, como os autores do Existencialismo, como Sartre e Simone de Beauvoir, autores da Escola de Frankfurt, como Horkheimer, Adorno, Habermas. "Estes são autores bastante frequentes na prova do Enem. E eles estão lidando com as questões do seu tempo, sociedade do consumo, automatização dos meios de produção, a relação do ser humano com o seu tempo, como isso foi afetado pelas mudanças do modo de produção" destaca Jéssica.  

 

Sociologia 

As questões sobre cultura, cidadania e política, além de movimento social estão quase sempre presentes.  

 

"No campo da cultura, o que a gente pode entender por cultura é quais são os meios pelos quais as culturas se manifestam. São recorrentes questões sobre o patrimônio imaterial da humanidade, preservação da cultura, qual é o papel das instituições internacionais na preservação de cultura, como um povo se entende a partir da produção cultura", analisa a professora.  


No campo da cidadania, as questões envolvem temas como democracia, direitos civis, políticos, sociais etc. são comuns, enfocando especialmente as relações entre indivíduos e o Estado.  


No que diz respeito à política, um dos destaques são os movimentos sociais, as maneiras como o povo participa do poder, a democracia direta. "É bom o estudante tenha em mente quais foram e são os principais movimentos sociais no Brasil e quais são seus principais eixos de atuação. Por exemplo, o movimento das Diretas Já, os movimentos de moradia, movimentos cujo mote é a reforma agrária", diz a professora.  


No Enem 2018, havia dez questões de sociologia em torno de temas como globalização, democracia, história africana, relações entre os países, pensando em fronteira com base em Bauman, e questões sobre democracia e estereótipos de gênero.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade