Noticias

Veja as dicas para revisar o conteúdo de química para o Enem

Se você ainda não se inscreveu no Virando Bixo, faça o cadastro já, comece a resolver as provas e a estudar para o vestibular

| Da Redação

Preparado para fazer uma boa revisão de Química? É só responder à prova do Virando Bixo desta semana!  


Inscreva-se já e comece a responder esta prova e as das semanas anteriores. Assim, dá para concorrer a um carro 0 km e a um intercâmbio de quatro semanas no Canadá prêmios para o primeiro colocado as categorias Vestibulando e Treineiro, respectivamente. Para entender melhor como funciona o Virando Bixo, acesse o regulamento.  


O professor Marcos César Formis, que leciona Química na Oficina do Estudante, uma dica preciosa para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares. "Fique atendo a tudo o que acontece no dia a dia e está relacionado à Química. Por exemplo, notícias sobre poluição, reaproveitamento de materiais, alimentos são assuntos que podem ser abordados nas provas", detalha o professor.  


Segundo ele, embora cada vestibular tenha a sua especificidade alguns conceitos são fundamentais: eletroquímica associada à estequiometria, química orgânica e equilíbrio químico são áreas bastante cobradas nos exames.  


No entanto, ele faz um alerta importante! "Não é porque um tema deixou de ser cobrado em um ou outro ano que ele não poderá ser incluído na prova. Não dá para arriscar e deixar alguma coisa de fora. O aluno tem que conhecer todo o conteúdo", alerta Fermis.  


Então, não adianta só estudar aquilo que tem facilidade. "Muitas vezes, as provas dependem de um desempenho equilibrado, por isso tem que se debruçar sobretudo nas disciplinas que tem dificuldade". Então, não é importante procurar a ajuda dos professores, a fim de ter mais segurança sobre como estudar.
 

E no vídeo a seguir o professor Pietro, da Oficina do Estudante, resolve uma seleção especial de exercícios sobre equilíbrio químico: