Noticias

Saiba como usar o Enem para fazer faculdade em Portugal

Ao todo, 41 instituições de ensino portuguesas mantêm acordo com o MEC para receber estudantes brasileiros

| Da Redação

O Ministério da Educação (MEC) anunciou recentemente que quatro novas instituições de ensino superior portuguesas passaram a aceitar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso de estudantes brasileiros. Agora, são 41 instituições, o que amplia as possibilidades para estudantes brasileiros realizarem o sonho de estudar no exterior.  


As novas instituições que aceitam o Enem são: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), a Universidade Autônoma de Lisboa (UAL) e o Instituto Politécnico da Lusofonia (Ipluso) e a Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, na cidade de Oliveira de Azeméis. A lista completa pode ser consultada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Da lista é possível acessar o site de cada uma delas, a fim de conhecer os cursos oferecidos e as condições de ingresso.  


A ideia de fazer faculdade em Portugal é tentadora, mas é comum que surjam muitas dúvidas. Vale a pena fazer a graduação em Portugal? Quais são as exigências? Como se informar sobre prazos e documentos necessários? O processo é unificado?  


Se você quer estudar em Portugal, a primeira dica é: fique atento aos prazos e as regras de seleção das instituições em que deseja estudar. Tanto os prazos quanto as regras variam de uma faculdade para outra, por isso é preciso pesquisar nos sites que, geralmente, têm uma aba específica para estudantes brasileiros.  


Outra informação importante é: quem tem cidadania portuguesa ou de outro país da União Europeia não pode concorrer, mesmo que more no Brasil e tenha pontuação suficiente para concorrer à vaga. Quem tem cidadania europeia concorre em outro tipo de processo seletivo.  


Em Portugal existem três processos de inscrição ao ano. As datas, porém, variam de uma instituição para outra. Então, fique atento aos prazos das universidades em que você deseja estudar.  

 

A lista de cursos com vagas abertas para brasileiros é diferente em cada universidade, mas, de maneira geral, os mais comuns são licenciatura e mestrado integrado, além de turismo, marketing, engenharia, gestão,  direito, bioquímica.

 

Mais uma informação importante: em Portugal, as universidades são pagas e as mensalidades costumam ser um pouco mais altas para estrangeiros. Confira mais informações nos vídeos a seguir.   

 

No primeiro, a estudante Mariana Maciel conta sua experiência na  Universidade de Coimbra. 

 

 

  A seguir Nathalia Mantelli, que estuda na Universidade de Algarve, conta como chegou lá.