Publicidade

noticias

7 dicas para revisar o conteúdo de história cobrado no Enem

Prova da semana no simulado Virando Bixo contém 30 perguntas sobre a disciplina. Se você ainda não participa, inscreva-se já!

| Da Redação -

O conteúdo de história para o vestibular é muito extenso. Então, como organizar os estudos? O que priorizar? O professor Eduardo Duique, da Oficina do Estudante, selecionou algumas dicas para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o vestibular.

Além disso, a prova da semana do Virando Bixo é de história. Então, você vai poder rever uma parte importante do conteúdo cobrado nos principais exames.

O Virando Bixo é um simulado gratuito da EPTV, desenvolvido em parceria com a Oficina do Estudante. Se você ainda não participa, é só fazer o cadastro e começar a responder as questões. Mesmo que quem não fez as provas anteriores, passa a ter acesso a elas ao fazer a inscrição.

Confira, a seguir as dicas do professor Duique:

1 - Nos vestibulares, história geral e história do Brasil tratam da história de longa duração. Nessa perspectiva, o aluno precisa conhecer as características gerais de cada período, tanto da história material (socioeconômica, relações de trabalho, exploração), quanto da história imaetrial - a história da cultura, do pensamento, da política, das artes, crenças e valores.

2 - As características que marcam cada período se transformam e também permanecem ao longo da história. Nos vestibulares, permanências e rupturas são tradicionalmente cobrados, então o aluno precisa ficar atento a essas características.

3 - Alguns temas são mais cobrados do que outros. Geralmente, aqueles relacionados aos períodos históricos mais recentes. Em história geral, muita atenção à história contemporânea em diante, ou seja, a Era das Revoluções, os séculos XVII, XIX e. principalmente o século XX, fundamental para a compreensão da atualidade.

4 - Em história do Brasil, vale o mesmo:embora Brasil Colônia e Império entrem em prova, o destaque está no Brasil Republicano, na Ditadura Militar e na Nova República.

5 - A história que ensinamos e que é cobrada no Enem e no vestibular é pensada para a sociedade e se propõe crítica, cidadã e inclusiva. Portanto, é preciso observar as diversas narrativas, não somente a história oficial. Fique atento ao que está sendo discutido agora - por exemplo, questões de gênero em sua relação com a história. No caso das questões de gênero, vale estudar o papel da mulher na Antiguidade, na Idade Média, nos diversos momentos da história do mundo ou do Brasil. Esta é uma demanda da nossa sociedade, do nosso momento e o vestibular reage a isso.

6 - Não perca de vista a história fora do eixo eurocêntrico - a história da África, a história da Ásia, da Meso América pré-colonização ou dos indígenas pós-colonização também são temas que vêm aparecendo com mais frequencia.

7 - Além da apostila e da sala de aula, busuqe a expansão do seu repertório. Boas exposições e bons documentários costumam aparecer em prova. 

E para completar, assista ao vídeos do professor Vitor Ryovas sobre o Brasil da época da Bossa Nova:

  





Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade