Publicidade

noticias

Para estudar inglês, a dica é: foque nos gêneros textuais

Enem e principais vestibulares dão prioridade à análise e interpretação de textos em vez de gramática

| Da Redação -

Esta semana é a vez de revisar inglês com o Virando Bixo. Os participantes respondem a 30 questões de múltipla escolha sobre a disciplina.

Ainda não participa do Virando Bixo? Então não perca mais tempo e faça sua inscrição já! É grátis e você terá acesso a todas as provas já divulgadas. Respondendo às provas, você concorre a um carro 0 km (prêmio para o primeiro colocado na categoria Vestibulando) e a um intercâmbio (prêmio do vencedor na categoria Treineiro). Leia no regulamento como funciona.

Aproveitando que a prova da semana é de inglês, conversamos com o professor Pantoja, da Oficina do Estudante, que dá algumas dicas sobre o priorizar na revisão dessa disciplina.

A primeira dica é: priorize a leitura e interpretação de textos, pois geralmente os principais vestibulares não têm questões sobre gramática.

"Há muito tempo não cai mais gramática pura no Enem, na Unicamp e na Fuvest", afirma Pantoja. Segundo ele, o vestibular da Unesp também segue essa tendência, mas geralmente a prova inclui uma questão de gramática.

"É muito pouco provável que o aluno tenha de responder a uma questão para fazer a transposição para a voz passiva ou escolher o tempo verbal correto", complementa o professor.

A dica, então, é: foque em texto! Mas o que estudar? E como estudar?

Pantojas conta que um "assunto clássico", que sempre cai, é conjunção. "Por exemplo, a palavra but (mas, em língua portuguesa) pode aparecer num texto e o aluno ter de explicar o que ela significa ou ter de substiui-la por um sinônimo".

Além de estudar conjunções, é importante aprofundar um pouco nos gêneros textuais. Segundo Pantoja, os gêneros que mais caem na prova de inglês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos principais vestibulares são:

Texto científico de saúde: esses textos seguem um padrão. Geralmente têm uma introdução, que apresenta a ideia central, seguido de uma hipótese, uma descrição do experimento com comparações e uma conclusão.

Textos de notícias (hard news, notícias quentes): são textos que seguem o princípio jornalístico da pirâmide invertida, em que os parágrafo inicial resume o acontecimento principal (quem, quando, onde e por quê), seguido de infomrações secundárias.

Além disso, são comuns textos de literatura (prosa ou poesia) e charges e cartoons, que "ajudam" o vestibulando porque combinam imagem e linguagem verbal/escrita. "A imagem ajuda o estudante a compreender o sentido".

Para ajudar os vestibulandos, Pantoja deixa dicas de bons sites de ciência e de notícias em inglês. 


The Economist: https://www.economist.com/  


Scientific American: https://www.scientificamerican.com/  


New Scientist: https://www.newscientist.com/  

 

Complementando as dicas, abaixo, uma videoaula sobre uma das dúvidas mais frequentes: a diferents entre simple past e present perfect. 

 




Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade