Publicidade

noticias

Ênfase na prática é ponto forte da graduação em Odontologia

Experiências em monitoria e pesquisa, ao lado da atividade na clínica, enriquecem a formação do profissional

| Da Redação -

Quando estava no quarto semestre de Odontologia, Tatiane Migoto Queiroz, 23 anos, passou pela experiência que ela considera a mais desafiadora do curso: atender pacientes numa clínica. "A gente se sente muito cru ainda. Tive muita dificuldade para dar a primeira anestesia, fazer a primeira cirurgia. Mas tive apoio, fui persistente e não desisti!", lembra a estudante da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).  

Ela conta que a Odontologia não foi sua primeira escolha, pois queria cursar gastronomia. "Meus pais têm um restaurante, então eu só pensava em fazer gastronomia e em abrir um restaurante. Mudei de ideia quando fiz um trabalho de pesquisa durante o terceiro ano do ensino médio, que cursei no Estados Unidos, sobre odontologia".   

Tatiane Migoto Queiroz, aluna de Odontologia

Ao voltar para o Brasil, já decidida a cursar Odontologia, dividia-se entre o trabalho no restaurante dos pais durante o dia e as aulas do cursinho, de noite. "Dediquei-me o máximo que pude, estudei o que era possível. Na época, meu desejo era ingressar numa universidade pública. Acabei passando na PUC e desde que entrei amei o curso".  

Desde o início, ela se envolveu em várias atividades, além das aulas teóricas e práticas. Tatiane participa da Atlética do curso, da Liga e atuou como monitora, uma das experiências mais gratificantes da vida universitária, segundo a estudante.  

A monitoria também foi uma das melhores experiências da estudante Tabata Ferraz Ferreira, 21 anos, colega de Tatiane, aluna do 8.º período de Odontologia na PUC-Campinas. "É muito interessante rever o que você aprendeu e ensinar estudantes que estão um ano atrás", diz a estudante. "Para mim, que penso em seguir a docência, foi bastante rico".   

A estudante Tabata Ferraz Ferreira

Além da monitoria, Tabata relata outra vivência importante que viveu durante a graduação: a de participar de uma pesquisa de iniciação científica sobre cirurgia plástica periodontal. "São poucas bolsas, e eu tive a sorte de participar de um projeto que envolvia contato com pacientes", relata.  

As duas estudantes, Tatiane e Tabata, consideram a parte prática seu ponto alto. Para Tabata, as aulas gerais, nos primeiros semestres são interessantes, mas atuar na clinica é mais desafiador e gratificante. "É uma responsabilidade muito grande", diz. Assim como Tatiane, o trabalho na clínica, atendendo pacientes, marcou sua trajetória na universidade. "Embora a gente tenha um preparo teórico durante o curso, é tudo feito com manequim, o contato com o primeiro paciente foi muito desafiador".  

Os planos para o futuro das estudantes ilustram as diversas possiblidades que carreira de Odontologia possibilita. Enquanto Tabata quer seguir carreira acadêmica fazer mestrado, doutorado e se tornar docente de ensino superior -, Tatiane pretende montar sua própria clínica. No entanto, para as duas, a materialização desses planos virá com o tempo: quando se formarem, as duas querem atuar em clínicas de outros profissionais para ganhar experiência e fazer cursos de especialização.  

Para quem quer fazer Odontologia, elas têm boas dicas. Tabata recomenda: "Informe-se sobre as faculdades onde pretende estudar, verifique suas notas nas avaliações do Ministério da Educação. Eu escolhi uma instituição tradicional e penso que foi uma boa decisão".  

O recado de Tatiane é: "Nem tudo o que a gente quer é possível ou é o melhor caminho. Eu pensava em fazer outra faculdade e, talvez, se não tivesse ido para os Estados Unidos, não estaria aqui hoje. Minha perspectiva mudou completamente. Por isso, viva muito e conheça-se bem".

 



Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade