Publicidade

noticias

Criatividade é a marca dos bons profissionais de arquitetura

Falta de habilidade em cálculo e desenho não é empecilho para fazer faculdade na área, que abre portas para mais de 30 atividades diferentes

| Da Redação -

O curso de arquitetura e urbanismo está entre os mais concorridos e muita gente pensa que, para ser bem-sucedido nessa área, é preciso saber desenhar e fazer cálculos. Essa impressão não corresponde à realidade. A opinião é do arquiteto e urbanista Maurício Salvi, sócio-proprietário da Uffizi Arquitetura, de Campinas. "O mais importante é ser criativo. Le Corbusier desenhava como uma criança de 5º ano", afirma Salvi, referindo-se ao famoso urbanista suíço.

Segundo ele, a tecnologia à disposição dos profissionais da área atualmente pode suprir esse tipo de dificuldade, ao passo que a criatividade é o que faz a diferença no dia-a-dia, quando é necessário encontrar soluções para os desafios que surgem.  "Muita gente acha que o arquiteto só faz projetos de casas e prédios. Isso é um engano. Existem mais de 30 atividades diferentes que podem ser desempenhadas pelos profissionais formados em Arquitetura e Urbanismo", conta Salvi. Entre elas, estão as de designer de interiores, de objetos e de mobiliário, além dos tradicionais projetos de residências e urbanísticos. 

Outra frente de trabalho, que ele acredita que pode crescer no futuro, é a criação de habitações sociais. "O Brasil é muito carente nessa área. Precisamos de sangue novo, e as novas gerações podem ter um papel importante para isso e na construção de um país melhor", prevê o arquiteto, que é formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).  

Para quem quer entrar na área, ele dá um conselho: "Se tiver uma oportunidade, passe um tempo no exterior. A imersão em outros países, a vivência de outras culturas torna o profissional de encontrar soluções criativas para os nossos problemas".  

Outra dica de outro é para quem ainda está no ensino médio e se sente desanimado ou desestimulado com os estudos é seguir o seu sonho. "Escolha o que você gosta, não em função do trabalho e do sucesso profissional". Ele conta que não foi um aluno brilhante no ensino médio, mas formou-se entre os primeiros colocados de sua turma na faculdade. "Tudo muda quando a gente se sente instigado, tem curiosidade e gosta do que estuda".   

Equipe da Uffizi Arquitetura durante discussão de projeto

O curso  

Existe um mito de que o engenheiro planeja uma obra e o arquiteto a desenha. Na verdade, não é bem assim. O arquiteto é o responsável pelo planejamento da utilização do espaço e o engenheiro é quem executa o projeto, cuidando de sua dimensão estrutural.  

De maneira geral, é possível dizer que o arquiteto é o profissional que projeta, desenha e cria espaços para o homem desenvolver suas atividades, tendo em vista melhorar a qualidade de vida das pessoas que vão conviver nesses espaços. Por isso não basta planejar casas e prédios funcionais. Eles têm de ser confortáveis e bonitos, levando-se em conta aspectos históricos, ambientais e estéticos, além das necessidades das pessoas, organizações que solicitam o projeto.  

Na maior parte das instituições de ensino, o curso tem dez semestres de duração e uma boa carga de disciplinas práticas, voltadas para o desenvolvimento de projetos.  

Por ter uma dimensão humana, o currículo inclui disciplinas da área de humanas, sem deixar de lado aquelas ligadas à gestão e administração.  

No Ranking Universitário Folha (RUF), você pode identificar quais são os cursos mais bem cotados.



Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade