Publicidade

noticias

USP é a melhor universidade do Brasil em ranking internacional de empregabilidade

Instituição ocupa 61ª posição entre 600 avaliadas; do total, oito são brasileiras

| Virando Bixo -

A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição de educação superior brasileira mais bem classificada no QS Graduate Employability Rankings 2018, divulgado em 11 de setembro.

A USP ocupa a 61ª posiçao entre 600 instituições avaliadas - desse total, foram classificadas as 500 melhores. Os critérios foram a empregabilidade dos pós-graduandos e a relação entre estudantes e empregadores.

Três universidades norte-americanas lideram o ranking: Universidade de Stanford, Universidade da Califórnia (Ucla) e da Universidade de Harvard são, respectivamente a primeira, segunda e terceira colocadas.

Ao todo, oito instituições brasileiras figuram na lista das 500 melhores. Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na faixa entre 201-250; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou em 251-300; a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ficaram no grupo de 301-500.
 

O ranking foi elaborado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS. O ranking foi publicado pela primeira vez no ano passado, avaliando apenas 300 instituições e classificando as 200 melhores.

Indicadores

Cinco indicadores são usados para avaliar as universidades: reputação da instituição entre as empresas (30%), sucesso dos ex-alunos (25%), parcerias com empregadores (25%), presença de companhias (10%) e a taxa de empregabilidade (10%).

Estudantes durante aula na USP (Foto: USP Imagens)

Empregabilidade

Em outro ranking internacional, o Global University Employability Ranking 2016, a USP ficou na 71ª posição entre as universidades que formam os estudantes de graduação mais procurados pelos empregadores, sendo a instituição latino-americana mais bem classificada.

Elaborado pela consultoria francesa de recursos humanos Emerging, em parceria com o instituto de pesquisa alemão Trendence, o ranking avalia o nível de empregabilidade das instituições de ensino superior.

Com informações do Jornal da USP.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade