Publicidade

noticias

Viajar de avião: tudo o que você precisa saber antes de embarcar

Confira dicas para evitar problemas quando for ao exterior

| ViaEPTV -

Muitas pessoas, na empolgação de realizar uma viagem ao exterior, se esquecem de solicitar informações sobre os procedimentos para o embarque e o sobre os documentos que serão solicitados ao chegar ao país de destino. Esta desatenção, muitas vezes, pode ocasionar problemas ou dores de cabeça, que em nada combinam com o prazer proporcionado por uma viagem internacional. Portanto, fique de olho! Peso da bagagem, visto e vacinação são alguns dos pontos que merecem destaque, já que variam de país para país. A gerente do departamento aéreo da CI – Intercâmbio e Viagem, Giana Verde, dá agora algumas recomendações aos viajantes antes do embarque. “O brasileiro tem viajado muito mais ao exterior, contudo, ainda não conhece todo o procedimento de um voo internacional, nem os serviços que as companhias aéreas oferecem aos passageiros”, explica Giana.

* VISTO:
Ao viajar, o passageiro precisa saber se o destino, escala do voo ou conexão exige o visto de entrada. “Como exemplo, passageiros que viajam para Auckland, Nova Zelândia, muitas vezes, necessitam de visto australiano, pois o voo de Dubai, nos Emirados Árabes, para Auckland faz uma parada na Austrália”, alerta Giana.

* BAGAGEM: Antes de prepará-la, observe com atenção o destino da viagem. É preciso, sobretudo, saber a temperatura média da região no período da visita para fazer a mala mais adequada. “Recomendo também que leve uma muda de roupa na mala de mão, caso a bagagem seja extraviada”, pontua. Outro cuidado é com o peso de bagagem que a pessoa pode levar. “Em alguns casos, o viajante tem direito a duas malas de 32kg, duas de 23kg, ou uma de 23kg , isso varia de acordo com a companhia e o destino. No caso da bagagem de mão, é possível levar 5kg. E tem alguns itens que não podem ser levados na mala de mão , como líquidos, objetos pontiagudos (com tesouras, pinças. agulhas) e inflamáveis (como isqueiros)”, detalha a gerente.

* CHECK-IN ON-LINE: Fazer o check-in previamente, liberado 24 horas antes do embarque, é uma forma de evitar filas grandes. “No aeroporto, a pessoa pode se encaminhar direto para o balcão no qual despacha a bagagem, com filas bem menores. Algumas companhias aéreas também possibilitam que o passageiro acumule milhas extras, caso faça o check-in on-line”, explica Giana.

* CHECK-IN NO AEROPORTO: Para quem não agilizou o processo pela Internet, as companhias recomendam que o passageiro chegue duas horas antes do horário previsto para o voo internacional.

* EMBARQUE NOS PORTÕES: Após a passagem pelo portão de embarque, o viajante passa pela Polícia Federal para conferir o passaporte ou documento de identidade (países do Mercosul). Após isso, a pessoa é encaminhada para a inspeção da bagagem de mão e é chegada a hora de passar pelo detector de metais. “Após isso, o passageiro vai encontrar todos os tipos de serviços disponíveis, como cafés e livrarias, além do Free Shop”, aponta Giana.

* EMBARQUE NO AVIÃO: Neste momento, é preciso estar atento ao número do portão de embarque. “É comum a mudança do número do portão enquanto o passageiro aguarda o embarque, por isso é preciso sempre checar os painéis com os horários e os números dos voos distribuídos pela sala de embarque”, complementa.

* NO AVIÃO: Os voos de longa duração servem refeições durante o trajeto. Caso o viajante tenha que consumir algum tipo de alimentação especial, é possível solicitá-lo durante a compra da passagem. “Existem opções para pessoas vegetarianas ou com restrições alimentares, só é preciso especificar e solicitar no ato da compra do bilhete”, alerta a gerente.

* IMIGRAÇÃO: Ao chegar ao destino, antes mesmo de pegar as malas, o passageiro passa pela imigração. “É importante ter todos os documentos em mãos, como comprovante de vacina, caso seja necessário, passaporte, e outros documentos que comprovem onde vai ficar durante o período de estadia no país e comprovante de passagem de ida e de volta”, complementa a gerente.
Para evitar problemas e surpresas desagradáveis durante a viagem, Giana recomenda que o ideal é comprar a sua passagem aérea por meio de um agente de viagens, que poderá ajudar com todos os detalhes.

Para mais informações sobre o pacote ou sobre outros programas, entre em contato com a CI Campinas Cambuí (19) 3754-5100 / CI UNICAMP (19) 3289-2020 e Piracicaba (19) 3434-6118 ou acesse www.ci.com.br.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade