Publicidade

noticias

Conheça os alimentos fundamentais para quem se prepara para os vestibulares

Abacate, banana, batata doce, ovo e peixe são ótimas opções

| ViaEPTV -

Abacate, banana, batata doce, ovo e peixe. Esses alimentos devem ser parte integrante do cardápio de quem, nesta época do ano, está ralando muito na preparação para os grandes vestibulares que se aproximam e também para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A dica é da nutricionista Patrícia Milaré Lonardoni, especialista em nutrição funcional e em nutrição no exercício físico e no esporte.

Cada um desses alimentos tem uma função importantíssima para os vestibulandos, seja para ajudar na memorização e na concentração, seja para proporcionar a energia necessária para suportar sem traumas a maratona de provas. “Nesta fase da preparação para os vestibulares, em que o jovem se exige demais, uma boa alimentação é muito importante para se conseguir energia suficiente para prestar atenção, ter foco e memorizar tudo o que está aprendendo e revendo”, explica Patrícia.

A preocupação com o cardápio deve estar presente já antes de dormir, período em que o abacate aparece como uma ótima opção. “O abacate estimula a produção do GH, que é o hormônio do crescimento”, detalha a nutricionista. “Antes do sono, é o horário em que sua produção se inicia, e do GH depende o armazenamento de uma boa parte dos conhecimentos adquiridos ao longo do dia”. Uma dica da especialista, para estimular ainda mais esse processo, é adicionar cacau em pó ao abacate.

Patrícia lembra que dormir bem é essencial para o vestibulando. “Para uma boa memória, é preferível se deitar às 21h e acordar às 6h para estudar do que ficar estudando até mais tarde, pois isso prejudica a adequada produção de GH e atrapalhará a memorização e o armazenamento de tudo o que foi estudado durante o dia”.

Energia

O abacate surge novamente como uma boa pedida antes de iniciar os estudos, justamente por dar ao cérebro melhores condições para memorização. Já a banana e a batata doce oferecem energia que se mantém por longos períodos. Enquanto estiver estudando, o vestibulando deve preferir alimentos leves e que mantêm a energia, como castanhas, amêndoas, nozes, batata doce e mandioquinha. Biscoitos de arroz também são uma ótima opção.

Nos dias das provas, a orientação é levar lanches com frutas secas, além de castanhas, nozes e amêndoas. Uma boa dica são as barras de castanhas, de preferência cobertas com mel (não confundir com as barras de cereais).  “Lanches feitos com pão sem glúten ou pão 100% integral também são interessantes”, aconselha Patrícia. Outras sugestões: biscoitos minicookies sem glúten, biscoitos de arroz, batata doce assada ou canjica de milho (aquela que parece pipoca).

Frituras e doces em excesso devem ser evitados, principalmente nos dias de provas. “Eles dão trabalho ao organismo e nos deixam muito lentos”, ressalta a nutricionista. “Com a liberação em excesso de insulina, seguida da queda, ficamos mais relaxados e isso compromete nosso raciocínio”.

Para as refeições do dia a dia, Patrícia deixa mais uma dica: comer ovo e peixe, mas nunca fritos. “Ambos têm substâncias fundamentais ao cérebro”, ensina. Então, bom apetite e boas provas!


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade