Publicidade

noticias

Reitor da Unicamp discute com prefeito novos cursos para campus de Limeira

Hadich pediu uma atenção especial à área das engenharias

| ViaEPTV -

O prefeito Paulo Hadich e o reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), José Tadeu Jorge, discutiram na sexta-feira (29), em Campinas, a possibilidade da instalação de novos cursos de graduação em Limeira. Hadich pediu uma atenção especial à área das engenharias, principalmente a de alimentos, elétrica e civil. O setor de mecânica e manutenção é outro segmento que será estudado.

Também foi definida a implantação de um Museu da Nutrição na cidade, que será gerido pela própria Unicamp e proporcionará um trabalho preventivo e de conscientização com as crianças e adolescentes das escolas públicas e particulares. Participaram da reunião os secretários de Serviços Públicos, Marcelo Coghi, e de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Wladimir dos Santos, o diretor do Cotil (Colégio Técnico de Limeira), Paulo Sérgio Saran, e o professor da Faculdade de Ciências Médicas Lício Velloso.

Segundo o prefeito, a Unicamp possui um plano de expansão, por isso o pedido para que sejam enfocados cursos no campo das engenharias, atendendo à vocação do município dentro de um novo cenário econômico e de desenvolvimento que vem sendo formado com a vinda de empresas do setor automobilístico e aproveitando a força da indústria metal-mecânica da cidade.

“A vinda de montadoras à região abre possibilidades. A indústria local também está começando a se diversificar e o setor de alimentos vem se fortalecendo. Queremos construir os alicerces para um desenvolvimento a longo prazo e estamos construindo um processo para atrair mão de obra altamente qualificada”, declarou.

O reitor da Unicamp disse que já há estudos para a implantação de novos cursos em Limeira e que a intenção é dobrar o número de vagas oferecidas atualmente no município. A FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas) – que ocupa um dos dois campi da universidade em Limeira; no outro, está a FT (Faculdade de Tecnologia) – oferece 480 vagas para seis cursos de graduação (Ciências do Esporte, Engenharia de Manufatura, Engenharia de Produção, Nutrição, Administração e Administração Pública). “No que depender da Unicamp, queremos levar novos projetos para Limeira”, afirmou.

De acordo com o reitor, fazem parte do projeto cursos na área da saúde, como Fisioterapia e Terapia Ocupacional; da cultura, com o curso de Produção Cultural; de arquitetura, com o curso de Patrimônio e Restauração, e de licenciatura em Ciências.

“Vamos avaliar os cursos sugeridos e verificar a demanda. Pelo momento atual, haveria viabilidade de um curso de Engenharia Civil e seria interessante para a cidade um curso na área de mecânica e automação e de Engenharia de Produção e Manufatura. Mantemos uma Comissão Acadêmica para discussão de novos cursos e vamos estudar a proposta”, declarou Jorge.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade