Publicidade

noticias

Insper e FGV passam a adotar o Enem como uma das formas de ingresso

Exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro

| ViaEPTV -

O Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) de São Paulo vai passar a usar a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de ingresso nas turmas de 2015, informou a Agência Brasil. O Insper é uma instituição privada sem fins lucrativos, que oferece, na graduação, cursos de Administração e Economia.

Segundo o coordenador executivo de processos seletivos, Tadeu da Ponte, a intenção é abrir possibilidade para candidatos que não têm condições de ir a São Paulo fazer o vestibular da instituição. "O Insper pretende ser uma faculdade que atraia potenciais intelectuais independentemente da renda ou do local onde a pessoa vive", diz Ponte.

Desde 2009, a instituição discute a utilização do Enem. O debate tornou-se mais intenso nos últimos três anos. Com base nas notas obtidas no exame pelos alunos que se classificaram no vestibular da instituição e fizeram também o Enem, o Insper chegou a uma nota mínima exigida. O estudante tem que tirar pelo menos 650 pontos em cada uma das cinco áreas do Enem e ter uma média em todas de 700 pontos.

Ponte diz que o exame, usado para o ingresso em diversas instituições públicas e privadas, tem o rigor necessário para selecionar os alunos. "Fizemos várias análises para chegar nessa nota de corte, que se equipara à dificuldade do nosso vestibular", diz. Ambos os cursos oferecidos pela instituição têm nota 4 nas avaliações do Ministério da Educação – a nota máxima é 5.

Os estudantes que se inscrevem pelo Enem não pagam taxa. O vestibular custa R$ 200. O candidato pode se inscrever nos dois processos seletivos. O Insper oferece 450 vagas por ano. Destas, 45 vagas (10%) serão para os candidatos do Enem. A instituição também oferece bolsas integrais e parciais de acordo com a nota obtida e a renda.

Outra instituição que adotará Enem é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. Serão dois os cursos que aceitarão a nota no exame: Administração de Empresas, 15 das 200 vagas serão para o Enem; e Administração Pública, que reservará cinco das 50 vagas para o exame. Na FGV do Rio de Janeiro, o exame é aceito em seis cursos, com reserva de 20% das vagas.

O Enem 2014 será nos dias 8 e 9 de novembro. Mais de 8,7 milhões se inscreveram para as provas.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade