Publicidade

noticias

Profissional de RH com conhecimento de negócios tem bom campo de trabalho

Business partner é o novo personagem da área

| ViaEPTV -

Além de recrutar, reter e desenvolver colaboradores, hoje o profissional de Recursos Humanos precisa ter pensamento estratégico para ajudar a conquistar metas estabelecidas pela empresa e desenvolver profissionalmente o quadro de funcionários. Essa é a análise que a psicóloga pós-graduada em Qualidade de Vida na Empresa Lilian Cristina de Almeida faz do atual cenário de trabalho para a área de RH.

“Para isso, junto de sua formação, é fundamental o conhecimento na área de negócios e domínio de pelo menos uma língua estrangeira”, afirma Lilian, que é coordenadora de RH e professora da Faculdade Iescamp, de Campinas. Ela conta que, com essa evolução, o setor de RH ganhou um novo personagem, o business partner, um profissional de recursos humanos que transita entre as áreas de negócios e os subsistemas de RH. Sua função é participar das tomadas de decisões e estratégias das áreas de negócios que estão sob sua responsabilidade.

“Devido o RH conquistar um papel de decisão dentro das organizações, e o movimento econômico favorecer o aumento de vagas, a demanda por profissionais da área vem aumentando ano a ano para dar suporte às conquistas das metas estabelecidas pela empresa”, destaca Lilian.

A Iescamp oferece o curso de Tecnologia em Recursos Humanos. De acordo com a coordenadora, o aluno desse curso deve ter ciência de que o dia a dia na área de RH numa empresa exige pessoas com capacidade para manter um bom relacionamento interpessoal, que saibam trabalhar em equipe e que tenham visão estratégica.  Os futuros profissionais do setor devem ainda saber administrar conflitos.

Até a conclusão de sua formação, Lilian recomenda que o estudante domine um segundo idioma, de preferência inglês ou espanhol, e o pacote Office.  O curso de tecnólogo em Recursos Humanos na Iescamp tem duração de dois anos. Ela orienta que, depois de formado, o profissional continue se preparando. “O desenvolvimento constante é fundamental para sermos competitivos no mercado. A participação em fóruns, pós-graduação, cursos rápidos para atualização e o convívio com colegas da mesma função são fontes ricas, desde que conectem o profissional à realidade dos negócios”, ressalta.

A área de RH de uma organização é responsável por desenvolver e promover programas voltados a melhorias, que são focadas no desenvolvimento dos colaboradores, a fim de gerar resultados positivos. Essas ações que promovem o desenvolvimento do capital humano das empresas podem ser voltadas às áreas de treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, avaliação de desempenho, carreira, remuneração e benefícios e recrutamento e seleção, entre outras.

O salário inicial para os profissionais da área gira em torno de R$ 2.000.

Confira mais informações


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade