Publicidade

noticias

Unicamp sobe no ranking mundial das melhores universidades jovens

Instituição passou da 17ª para a 15ª posição

| ViaEPTV -

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ficou em 15º lugar na edição 2013/2014 do ranking de 50 melhores universidades fundadas há menos de 50 anos, elaborado pela da organização de consultoria educacional britânica Quacquarelli Symonds (QS), informa matéria publicada no site da instituição. Na versão anterior da lista, a Unicamp aparecia na 17ª posição. No ranking de 2012, era a 22ª colocada.

A Unicamp continua a ser a única instituição brasileira nesse ranking. A única outra universidade latino-americana na lista das 50 melhores jovens instituições de ensino superior do mundo é a argentina Universidad Austral, na 36ª posição. O ranking das universidades jovens é dominado por escolas da Ásia, Oceania e do Oriente Médio.

O coorderandor-geral da Unicamp, Alvaro Crósta, disse que a universidade recebe a notícia com bastante satisfação. “É um ranking importante para nós, porque compara universidades jovens como a nossa”, disse Crósta. “O resultado é muito bom, não só porque estamos subindo, como porque quase metade da nota vem da reputação acadêmica da instituição, o que significa que a Unicamp vem sendo cada vez mais reconhecida no mundo”.

Crósta lembrou, ainda, que a QS avalia a produtividade acadêmica de modo ponderado – número de citações em relação ao de professores, uma métrica que expõe melhor a produção de instituições que não contam com um corpo docente muito numeroso. “O resultado para nós é extremamente favorável”, disse.

No fim do ano passado, a QS havia divulgado um ranking com as melhores instituições do bloco BRICS – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – no qual a Unicamp aparecia na 10ª posição.

Os rankings QS são compostos por seis indicadores. A reputação acadêmica da instituição, levantada por meio de uma pesquisa internacional, é o maior componente, com 40% da nota, seguido pela proporção de professores em relação ao número de alunos (20%), pela proporção de citações acadêmicas por professor (20%), pela reputação da universidade no mercado de trabalho (10%) e pela proporção de professores (5%) e estudantes (5%) estrangeiros.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade