Publicidade

noticias

Multidisciplinar, vestibular da Unicamp avalia conhecimentos desde a educação básica

Primeira fase do Vestibular 2014 da Universidade Estadual de Campinas será em 10 de novembro

| ViaEPTV -

por Rodrigo Guidi

Com 73.818 inscritos, o Vestibular 2014 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) oferece 3.460 vagas em 71 cursos, sendo 69 da própria Unicamp e dois da Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto.

Com a prova da primeira fase agendada para o dia 10 de novembro em 16 cidades do Estado de São Paulo, além de Brasília e Belo Horizonte, o Vestibular da Unicamp tem identidade marcante em alguns aspectos. “Ele consegue, por meio de questões sempre com cunho multidisciplinar, avaliar o conhecimento construído ao longo da educação básica. Mede estabilidade, não informação temporária.
As questões são interessantes, requerem do aluno boa habilidade de leitura e compreensão de texto, bem como, a capacidade de relacionar informações e conhecimentos das disciplinas específicas em contexto de uso social”, explica Cristina Tempesta, diretora pedagógica do Colégio Progresso.

Para Cristina, os dias que antecedem a prova devem ser usados pelo vestibulando para rever os pontos das disciplinas onde existam pequenas dúvidas e também o que já estiver dominado pelo candidato para reforçar os diferenciais. “Não é momento de se debruçar em tópicos que tenha muitas dúvidas, pois não haverá tempo para reverter quadros crônicos”, comentou.

A diretora do Colégio Progresso destaca ainda a importância do candidato descansar antes da prova, mantendo o cérebro aquecido. “Para isso, bons filmes, leituras de jornais e periódicos que trazem opiniões bem fundamentadas, ouvir música ou tocar um instrumento, para quem já tem essa habilidade”, disse.

Ter acompanhado o que saiu na mídia, impressa e digital ao longo do ano é outro ponto bastante favorável para o vestibular da Unicamp, já que a universidade é conhecida por levar os alunos a refletir sobre acontecimentos que, de alguma forma, mexeram com a sociedade, seja como um todo, seja entre grupos formadores de opinião.

“A prova nunca apresentou um tema desconhecido, mas o modo de apresentá-lo aos alunos sempre foi desafiador. Ela exige conhecimento do assunto pelo menos no nível 'ouvi falar, sei do que se trata' e uma capacidade leitora dos excertos bastante apurada para conseguir estabelecer as relações esperadas pelos examinadores”.

Cristina afirma que as disciplinas exatas exigem também primor no uso da linguagem. “Escreva, converse com o corretor via texto, esclarecendo seu raciocínio. Só um resultado correto no espaço em branco da resolução, vale menos do que o registro do seu diálogo com os números. Mostre seu pensamento aos corretores. Finalize o resultado dos exercícios de exatas indicando a referência do número. Não deixe de indicar se trata-se de centímetro, metro, litro, quilômetros, volts e assim por diante. Registre a resposta com a mesma língua em que  a questão 'fala' com você”, reforçou.

Para a diretora do Colégio Progresso, nenhuma questão do vestibular da Unicamp deve ser deixada em branco. “Cada disciplina tem a sua linguagem. O candidato deve mostrar pelo menos até onde consegue resolver”, destacou. “Limpeza e cuidado com o registro escrito demonstram respeito com o corretor. Seja nas áreas de humanas, exatas ou biológicas, ao fazer a prova, é preciso mostrar reconhecimento ao papel dele em seu processo de aprovação. Além de demonstrar conhecimento e competências específicas para cada área do conhecimento, é importante seguir também as regras da boa convivência entre os registros e seus corretores.Uma boa ideia vale muito. Uma boa ideia, bem escrita, vale o dobro quando se está concorrendo com tantos”, finalizou.

Veja abaixo outras orientações para o vestibular da Unicamp:



Dicas para o dia da prova:

 
- Sair cedo de casa para não ficar nervoso com o trânsito;
- Levar os documentos necessários, confira e os deixe protegidos e em lugar visível;
- Não tenha pressa para fazer a prova, querer sair cedo é jogar no time dos seus concorrentes. Brigue por você até o final;
- Administre o tempo de prova a seu favor, para isso, leia os textos para as redações com atenção, assinale o que é relevante neles.  Eles sempre são importantes na resolução das questões da prova como um todo;
- Confira suas canetas, elas não podem falhar. Opte por elas na resolução dos exercícios, porque algumas vezes, o papel utilizado não permite uma utilização confortável de lápis;
- Opte pela caligrafia legível, se errar, rabisque pontualmente e reescreva o correto. Se perceber o erro só na revisão final, rabisque o erro e escreva correto logo acima da rasura. Mostrar esforço em direção ao melhor, ao correto, vale mais;
- Use roupas frescas e confortáveis para um espaço público, claro. Bom senso sempre vale ser considerado;
-Leva alimentos leves, secos e que não precisem de duas mãos para comê-los. Uma maçã, uma barra pequena de chocolate, uma barrinha de cereal e claro: ÁGUA.
 


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade