A exigência do mercado para os profissionais de publicidade e propaganda vai muito além da criatividade e de saber se expressar. Segundo a coordenadora do curso de publicidade e propaganda do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), Eduarda Escila Ferreira Lopes, “o publicitário tem como papel principal criar campanhas de forma ética e responsável, com o objetivo de fazer com que a mensagem chegue com sucesso ao consumidor”.
Eduarda explica que esses profissionais podem exercer diferentes funções. “Eles podem trabalhar com atendimento, criação, mídia, planejamento, produção, direção de arte, redação publicitária, design digital, marketing, web design, mídias sociais e produção de vídeos e áudio”, diz.
A coordenadora destaca ainda que a área de atuação não se restringe apenas às agências de publicidade. “É possível que eles trabalhem também em empresas e veículos de comunicação, departamentos de marketing, assessoria de campanhas, empresas de mídias sociais e marketing digital, produtoras de áudio e vídeo e empresas de eventos”.
De acordo com Eduarda, os publicitários devem estar atentos às tendências e ao comportamento do consumidor. “Eles precisam ser profissionais dinâmicos, éticos, críticos e, principalmente, humanos e sensíveis”, diz.
Segundo a coordenadora, há muitos espaços a serem ocupados nessa área no mercado de trabalho. “A publicidade está em crescimento paralelo ao desenvolvimento do país, principalmente para os profissionais comprometidos com a qualidade e responsabilidade”.