Publicidade

noticias

Oriundos da rede pública são 32% do total matriculado na Unicamp em 2012

Para Comvest, PAAIS contribui para esse índice

| ViaEPTV.com -

Do total de 3.435 alunos que se matricularam nos cursos de graduação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) neste ano, 1.099 cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública. Isso significa que 32% dos aprovados no Vestibular 2012 e que efetivaram as matrículas são oriundos de escolas mantidas pelos governos municipais, estaduais ou federal.

Os dados fazem parte do perfil socioeconômico dos candidatos e ingressantes disponibilizado nesta quarta (25) pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

O índice é praticamente o mesmo do ano anterior, quando a Unicamp bateu recorde, em números absolutos, de estudantes oriundos de escolas públicas aprovados no vestibular e matriculados na universidade: 1.111, ou 32,1% do total.

Já entre os inscritos no processo seletivo, o percentual de estudantes da rede pública superou o índice do ano anterior, passando para 28,2% no último concurso, contra 27% no Vestibular 2011. Foram 16.054 candidatos da rede pública neste ano, contra 14.277 no ano anterior. O Vestibular 2012 registrou recorde de inscritos, com 61,5 mil candidatos.

Para a Comvest, esses dados apontam o impacto do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS), implantado em 2004 e que bonifica os candidatos da rede pública na nota final. O PAAIS prevê que estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da 2ª fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, que tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas, também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais 10 pontos acrescidos à nota final.

Isenção da taxa

Estudantes de escolas públicas podem pedir a isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2013, cujo valor ainda não foi definido, até dia 31 de maio. Para isso, é preciso preencher o formulário disponível no site www.comvest.unicamp.br. Para finalizar o processo, o interessado deve enviar a documentação necessária, pelo correio, também até o dia 31 de maio.

Os pré-requisitos para obter a isenção da taxa de inscrição são: ter cursado da 5ª a 8ª séries (ou 6º ao 9º anos) do Ensino Fundamental e o Ensino Médio integralmente em instituições da rede pública; ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo; e já ter concluído ou concluir em 2012 o Ensino Médio.

Calendário

As inscrições para o Vestibular 2013 da Unicamp serão aceitas entre 20 de agosto e 14 de setembro, pelo site www.comvest.unicamp.br. A 1ª fase será realizada em 11 de novembro e a 2ª, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade