Publicidade

noticias

42% dos ingressantes na Unicamp vêm de escola pública

Balanço divulgado pela universidade também indica que 30% dos matriculados se autodeclaram como pretos ou pardos

| Da Redação -

O número de estudantes negros ou pardos na Unicamp está aumentando (Foto: Antônio Scarpinetti/Unicamp)
 

 

Balanço divulgado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aponta que 42,1% dos ingressantes em 2022 são egressos da rede pública e que 30% dos matriculados se autodeclaram pretos ou pardos. 


A proporção é próxima da verificada no ano passado, quando 45,7% dos ingressantes vieram de escolas públicas e 29% se caracterizaram como pretos ou pardos.  


Na avaliação do diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp, José Alves de Freitas Neto, "os dados revelam a complexidade da política de inclusão, considerando que, mesmo com políticas robustas, como no caso da Unicamp, sofremos o impacto da pandemia. Acompanhamos as dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante esse período. A queda de alunos de escolas públicas matriculados era, de certa forma, esperada, dado o número menor de inscritos registrado", analisa.  


Em contrapartida, a meta em relação às pessoas autodeclaradas pretas ou pardas foi atingida. "Em 82% dos cursos, conseguimos um percentual superior a 25% de ingressantes com esse perfil", explicou.  


Um dado que chama a atenção, segundo Alves, é que em vários dos cursos mais concorridos da Unicamp, os percentuais de matriculados de escola pública ultrapassaram os 50%. Em Ciências Biológicas, o índice chegou a 62,8% entre ingressantes no noturno. No curso de Arquitetura e Urbanismo, o percentual foi de 56,7%, o mesmo registrado em Comunicação Social-Midialogia. Em Enfermagem, o percentual foi de 50%. 


Outro dado positivo, na avaliação de Alves, é a diversidade regional entre os ingressantes na Unicamp em 2022, com cerca de 13% dos matriculados oriundos de outros estados.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade