Publicidade

noticias

Inep divulga calendário para isenção da taxa do Enem 2022

Estudantes podem fazer a solicitação entre 4 e 15 de abril; prazo também é válido para justificar ausência no exame do ano passado

| Da Redação -

Podem pedir isenção de taxa alunos da rede pública ou bolsistas da rede privada  (Foto: Luciano Claudino/Código19)
 

 

A partir de segunda-feira, 4 de abril, começa o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição para a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de justificativa de ausência no exame de 2021. 


Para fazer os procedimentos, é preciso acessar a Página do Participante até as 23h59 do dia 15 de abril. As regras e os detalhes podem ser conferidos no Edital n.º 14/2022, publicado nesta terça-feira (29/3) no Diário Oficial da União.
Como justificar a ausência  


Os estudantes que tiveram isenção da taxa de inscrição do Enem 2021, faltaram a uma das duas provas e querem fazer o exame em 2022 deve apresentar a justificativa.  


Para isso, é preciso informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento. Atenção: os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Também é necessário informar endereço de e-mail e número de telefone válidos.  


Os documentos aceitos como justificativa estão descritos no anexo do Edital n.º 14/2022. Todos os documentos deverão estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.  


Como pedir isenção 

Pode solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 o participante precisa estar cursando o último ano do ensino médio em 2022 numa escola pública ou ser bolsista integral na rede privada (neste caso, a renda per capita deve ser igual ou inferior a um salário mínimo e meio)

 

Também pode solicitar a isenção o participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, o interessado deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.  


A aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2021 não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022 (digital ou impresso), isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante, nas datas que serão divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Enem.
 

Da mesma forma, o participante que não apresentar justificativa de ausência no Enem 2021 ou que tiver a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 reprovada e desejar se inscrever para o exame deverá realizar a inscrição conforme edital específico das versões impressa ou digital do Enem e efetuar o pagamento da taxa.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade