Publicidade

noticias

Segunda fase da Fuvest 2020: confira as dicas para a redação

Prova será realizada no domingo, quando começa a segunda etapa de seleção de um dos vestibulares mais concorridos do país

| Da Redação -

O ano novo já começa com um desafio: no próximo domingo, 5/1, começa a segunda fase do Vestibular 2020 da Fuvest.  


A segunda etapa do processo seletivo dos ingressantes da Universidade de São Paulo (USP) começa com as provas de língua portuguesa e redação. Então, para os candidatos darem aquela revisada final antes da prova o professor Marcelo Maluf da Oficina do Estudante comenta a redação do Fuvest.   

 

Este ano, a prova da segunda fase da Fuvest será realizada em dois dias


Confira os temas das redações dos últimos anos:  


2015: "Camarotização" da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a
democracia.  


2016: As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?  


2017: O homem saiu de sua menoridade?  


2018: Devem existir limites para a arte?  


2019: De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?
 

Segundo o professor, as propostas de redação da Fuvest são conhecidas por proporem reflexões abstratas e filosóficas. Os últimos cinco temas exigidos pelo vestibular da USP refletem esta fama da prova. No vestibular 2015, a frase-tema "Camarotização" da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia cobrava uma discussão sobre a "camarotização" da sociedade brasileira tendo em vista as relações entre a segregação de classes sociais e a lógica democrática de acesso aos espaços e aos bens de consumo.  


No ano seguinte, em meio a grandes discussões da mídia sobre crises políticas e democráticas, a frase-tema As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas? pedia ao candidato que discutisse a função - indispensáveis, inúteis ou nocivas - das utopias tanto para a vida privada quanto para questões políticas.  


No vestibular 2017, a Fuvest, a partir do famoso texto "O que é esclarecimento?", de Immanuel Kant (1724-1804), apresentou a frase-tema O homem saiu de sua menoridade? E propôs reflexões acerca do estado de "menoridade" do ser humano, que, para se tornar independente, e, portanto, alcançar a "maioridade", necessita tomar suas próprias decisões.  


Já o vestibular 2018 propôs ao candidato discussões a respeito da arte - Devem existir limites para a arte? -, tendo como mote a polêmica exposição "Queermuseu - Cartografias da diferença na arte brasileira", alvo de protestos por grupos conservadores em 2017.  


Na última prova, a Fuvest exigiu do candidato uma reflexão envolvendo o processo histórico: De que maneira o passado contribui para a compreensão do presente?. Neste tema, revisionismo, evolução, tensão e conflito históricos deveriam se relacionar à compreensão do presente, evidenciando a importância de pensarmos o contemporâneo não como algo "espontâneo", mas como consequência do passado.


Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade