Resenhas apresentam livros de poesia pedidos no vestibular

Confira a playlist preparada para ajudar quem quer conhecer ou relembrar as obras que integram listas de obras de leitura obrigatórias

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

As listas de livros obrigatórios para os vestibulares Fuvest e Unicamp 2019 incluem obras de diversos gêneros, entre eles poesia. Para você se familiarizar ou revisar esses livros, preparamos uma playlist com resenhas sobre eles, que pode ser conferida a seguir.   

A relação completa de livros para a Unicamp pode ser consultada no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) e a da Fuvest, na página da fundação responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo.

A lista da Fuvest inclui "Claro Enigma", do modernista Carlos Drummond de Andrade. Publicado em 1951, o livro é considerado um marco de uma nova fase do autor. Confira na resenha de Cida Azevedo, do canal Compartilivros:  


A Unicamp exige a leitura obrigatória de três obras de poesia. "Sonetos" de Luís de Camões, um dos maiores autores da língua portuguesa, é uma delas. No vídeo a seguir, Tatiana Feltrin, do Tiny Little Things, analisa da obra:   

 


 

O livro "Poemas negros", do alagoano Jorge de Lima, também integra a lista da Unicamp e foi resenhado por Tatiana Feltrin:   



 

Ana Cristina César foi homenageada pela Feira Literária de Parati (Flip) em 2017 e é uma das autoras que faz parte da relação de livros obrigatórios da Unicamp. Confira a resenha de "A teus pés", de Carlos Carneiro, do canal História da Literatura Pretenciosa:  







Comentários

Confira também