Publicidade

noticias

"Educar é formar pessoas autônomas e uma sociedade mais justa"

Para a estudante Victoria Zani, que cursa Pedagogia na Unicamp, área da educação é desafiadora, mas oferece várias possibilidades de atuação

| Da Redação -

A estudante Victoria Heller Gordon Zani, 22 anos, optou por fazer a graduação em Pedagogia porque acredita que a educação é o caminho para a construção de uma sociedade melhor, na qual prevaleça o respeito entre as pessoas. Victoria é aluna do segundo de Pedagogia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e vê, no curso, a maneira de viabilizar seus objetivos de mudança social.  

"Escolhi fazer a faculdade de Pedagogia por acreditar numa forma diferente de educação. Quero atuar pelas crianças e colaborar para uma sociedade mais justa e humana", explica a estudante.   

A estudante de Pedagogia Victoria Zani, que vê na educação uma forma de mudar a sociedade

Além de estudar, Victoria faz estágio numa escola da rede privada. A experiência está sendo enriquecedora. O curso, na opinião dela, é bastante teórico e até conservador, mas a universidade oferece muitas possibilidades de crescimento. "O curso é bastante teórico, as aulas seguem o modelo tradicional em que o professor transmite o que sabe e os alunos captam e reproduzem. Mas a universidade permite um convívio muito rico, através de palestras e seminários", conta Victoria.  

Outro ponto positivo é a possibilidade de fazer disciplinas em outras áreas. "Sou matriculada na pedagogia, mas posso cursar disciplinas no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, na Medicina ou na Educação Física. O aluno monta sua grade conforme seus horários e vontades. Isso é muito interessante".  

Para ela, a faculdade é uma "obrigação importante", algo pelo qual precisa passar. "Mas amo mesmo atuar, lidar com as crianças e as famílias". Por isso, quando se formar, pretende ser professora. "Pretendo trabalhar um tempo na rede pública de ensino, para retribuir o tempo que passei na universidade pública".  

Fazer estágio está sendo uma experiência positiva. "É meu primeiro contato com a educação formal, que tem me proporcionado contato com a realidade das professoras num país, principalmente num governo, que desvaloriza tanto a nossa profissão", analisa. "Tem sido um choque de realidade bastante importante na minha formação".  

Entre os problemas que ela enxerga estão as condições de trabalho dos professores, que deixam muito a desejar, na visão da estudante. "As condições de trabalho dos professores são péssimas em termos de estrutura e formação". Entretanto, é justamente esse cenário que a estimula a seguir adiante. "A forma com que a educação se configura na nossa sociedade é muito desestimulante e é aí que entra o meu trabalho: mudar a forma de educar para que a educação seja viabilizadora de uma sociedade melhor", afirma Victoria.  

"Eu acredito que o conhecimento seja um instrumento de luta, e educar é dar autonomia e ajudar no processo de adquirir conhecimento. Dessa maneira, somos capazes de lutar por aquilo em que acreditamos".
Entre as várias possibilidades de atuação na área de educação, Victoria acha que o mais viável é ser professora. "Mas eu sei que o campo de atuação é vasto e sou aberta para trabalhar em outras áreas".  

Para quem quer seguir carreira na área da educação, Victoria recomenda: "nunca se feche para novas informações, novas formas de olhar o mundo e nunca tome como regra os que os professores dizem. Tenha autonomia no seu processo de aprendizado".  

O curso  

Pedagogia é um dos cursos mais ofertados pelas instituições de ensino superior no Brasil, tanto privadas quanto públicas. O curso não forma apenas professores, mas profissionais que atuam em diversas atividades na área da educação: gestão escolar, coordenação pedagógica, além da produção de livros e materiais didáticos, do desenvolvimento e implementação de projetos educacionais em organizações e em empresas voltados para crianças, adolescentes ou outros tipos de público.  

O curso dura, em média, de três a quatro anos. Para ser professor, é preciso obter a titulação de licenciatura.  

Várias instituições oferecem o curso a distância.  

Nesta matéria do Quero Bolsa você pode conferir as notas de corte no Programa Universidade para Todos.

E aqui você tem acesso às notas de corte para o programa Financiamento Estudantil, também no site Quero Bolsa.




Publicidade

Últimas Notícias

Feira de Estágios online reúne mais de 27 mil vagas em todo o país
Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade