ProUni e Fies: confira os prazos para inscrição e matrícula

Programas oferecem bolsas de estudo e financiamento para estudar em instituições privadas; confira os prazos e as condições

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

Fique atento à agenda! Esta semana vencem prazos do Financiamento Estudnatil (Fies) e Programa Universidade para Todos (ProUni). Confira a seguir.  

ProUni
Quem quer aderir à lista de espera ao ProUni do segundo semestre de 2018 precisa se inscrever no site do programa entre esta segunda-feira (30) e terça (31). Neste semestre, são oferecidas 174.289 bolsas de estudo totais e parciais em 1.460 instituições de ensino superior.   

Quem pode concorrer:
- Candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares.  

- Candidatos pré-selecionados na primeira ou segunda opção de curso, mas que acabram sendo reprovados porque não foi formada uma turma.  

A relação dos candidatos participantes da lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições no dia 2 de agosto.  

Matrículas: 
As matrículas para os aprovados em lista de espera será entre 3 a 6 de agosto nas instituições de ensino.  

Condições: 
Bolsa integral: o candidato precisa comprovar uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.  

Bolsas parciais (50%): o candidato precisa comprovar renda familiar per capita de até três salários mínimos.  

Segundo o MEC, quem conseguir uma bolsa parcial e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Estudante consulta site do ProUni


Fies 
A lista dos pré-selecionados para o Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2018 será divulgada nesta segunda-feira (30) no site do programa.  

O MEC oferece 155 mil vagas, das quais 50 mil são com juro zero e destinam-se a estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos (Fies).  

As outras vagas correspondem a financiamentos oferecidos por bancos e os juros variam caso a caso. Para participar, o candidato precisa ter renda de três a cinco salários mínimos.  

Cronograma do Fies: 
Resultado: 30 de julho.  

Complementação da inscrição: 30 de julho a 3 de agosto.  

Lista de espera (modalidade Fies): 4 a 24 de agosto.  

Confira, nesta matéria do Virando Bixo, se vale a pena fazer um financiamento via Fies.
  



Comentários

Confira também