Prova de inglês do Enem exige capacidade de interpretação

Na oitava semana do simulado, Virando Bixo, candidatos respondem 30 questões de inglês; confira nos vídeos as dicas que vão fazer a diferença no vestibular

    • Da Redação
    • /
    • Marta Avancini

Um dos segredos para se sair bem na prova de inglês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é saber ler os textos, ou seja, interpretar corretamente o que está sendo pedido nos enunciados das questões. Um dos segredos para se sair bem na prova de inglês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é saber ler os textos, ou seja, interpretar corretamente o que está sendo pedido nos enunciados das questões.  

Esta é uma das principais dicas dos professores de cursos preparatórios para o Enem e vestibulares. E também serve para quem está participando do Virando Bixo que, nesta semana, estão fazendo prova de inglês a oitava prova do simulado.
Como ocorreu nas semanas anteriores, os participantes vão responder a 30 questões de múltipla escolha. As perguntas são liberadas pouco a pouco (seis por dia, de segunda a sexta-feira) e os participantes podem respondê-las como quiserem, de uma vez no fim da semana ou um pouco por dia.  

Apesar de as provas terem começado, ainda dá tempo de se inscrever e participar. É só se cadastrar e começar a fazer as provas e concorrer a um carro 0km (prêmio para o vencedor da categoria Vestibulando) e uma viagem para o Canadá (prêmio para o vencedor da categoria Treineiro). Mesmo começando agora, você terá acesso às provas anteriores e poderá respondê-las.  

A seguir, selecionamos alguns vídeos que resumem as principais orientações para a prova de inglês.  

A prova de inglês exige do candidato vocabulário e capacidade de interpretação, pois é baseada em texto. Geralmente, são textos de notícia, atualidades, mas também há textos literários e até de poesia.  

Por isso, é preciso ter um bom conhecimento da língua. Mas isso não é motivo para se desesperar! Como os enunciados são em português, é possível saber o que será pedido na questão. Então, leia com atenção e mantenha-se informado sobre os temas atuais. Isso vai ajudar você na prova de inglês do Enem e em todas as outras.  

Além disso, existem técnicas que ajudam você a compreender o que está sendo pedido, mesmo que você não seja fera em inglês. Na aula a seguir, o professor Daniel Sanches do QG do Enem, fala sobre essas técnicas e muito mais:  



O professor Marcelo Sanches, do Stoodi, dá mais dicas importantes. Por exemplo, foque o detalhe específico (não o texto como um todo) para evitar as pegadinhas. Ou seja, fique atento para se confundir na hora de reponder, pois a alternativa certa geralmente é a que está literalmente relacionada com o tema do texto e à pergunta. Confira mais dicas, a seguir:  

 


Finalmente, no vídeo a seguir do SOS Enem, conheça a fundo a estrutura da prova de inglês do Enem:  





Comentários

Confira também